Aliança chinesa? Xiaomi, OPPO e Vivo fazem jogada inesperada!


Por em

Por vezes é normal existirem acordos entre marcas. Normalmente são acordos mais comerciais, por exemplo, para a criação de packs promocionais. No entanto, os acordos “tecnológicos” são mais raros mas isto não quer dizer que não existam. Ora a Xiaomi, a OPPO e a Vivo anunciaram hoje uma nova aliança chinesa que vai permitir a transferência rápida e direta de ficheiros entre smartphones destas marcas. Na prática, os equipamentos poderão transferir ficheiros até 20 MBps sem necessidade de se utilizar qualquer aplicação.

Aliança chinesa ou não é algo semelhante ao AirDrop da Apple

O AirDrop da Apple é extremamente popular entre os utilizadores do iPhone. Isto deve-se sobretudo à sua facilidade de utilização. No entanto, implementar uma funcionalidade semelhante no Android era praticamente impossível. Cada fabricante personaliza o Android como quer nos seus smartphones. Assim, apenas este tipo de aliança poderia possibilitar a transferência de ficheiros entre marcas.

iCould offline

A aliança permite a transferência de ficheiros com um clique entre smartphones da Xiaomi, OPPO e Vivo. A transferência suporta vários formatos, como fotos, vídeos, músicas, documentos, etc., e é rápida (até 20 MBps), estável e eficiente ao nível do consumo de energia. De facto, uma das grandes mais valias é que não há necessidade de instalar aplicações adicionais.

aliança chinesa

Atualmente, estes três fabricantes de smartphones têm quase 50% de participação de mercado na China. Assim, a maioria dos utilizadores chineses de smartphones vão beneficiar desta aliança. Dito isto, no futuro é provável que muitos outros se juntem. Por exemplo, se a Huawei e sua marca Honor se juntarem a essa aliança, será uma grande vitória para as marcas chinesas que começam a ter ainda mais pontos de interesse face às outras.

Já que falamos da Huawei, este fabricante possui a sua própria funcionalidade de transferência chamada Huawei Share OneHop para os smartphones e computadores Matebook.

Voltando às transferência, já imaginou a conveniência se uma funcionalidade como estas fosse implementada em todas as principais marcas de smartphones Android? É o que esta aliança espera alcançar num futuro próximo. Quem ganha é sem dúvida o consumidor!

Espera-se que esta funcionalidade de partilha de ficheiros entre na fase beta pública até ao final de agosto de 2019.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.