Aliança chinesa? Xiaomi, OPPO e Vivo fazem jogada inesperada!

Por vezes é normal existirem acordos entre marcas. Normalmente são acordos mais comerciais, por exemplo, para a criação de packs promocionais. No entanto, os acordos “tecnológicos” são mais raros mas isto não quer dizer que não existam. Ora a Xiaomi, a OPPO e a Vivo anunciaram hoje uma nova aliança chinesa que vai permitir a transferência rápida e direta de ficheiros entre smartphones destas marcas. Na prática, os equipamentos poderão transferir ficheiros até 20 MBps sem necessidade de se utilizar qualquer aplicação.

Aliança chinesa ou não é algo semelhante ao AirDrop da Apple

O AirDrop da Apple é extremamente popular entre os utilizadores do iPhone. Isto deve-se sobretudo à sua facilidade de utilização. No entanto, implementar uma funcionalidade semelhante no Android era praticamente impossível. Cada fabricante personaliza o Android como quer nos seus smartphones. Assim, apenas este tipo de aliança poderia possibilitar a transferência de ficheiros entre marcas.

Aliança chinesa

A aliança permite a transferência de ficheiros com um clique entre smartphones da Xiaomi, OPPO e Vivo. A transferência suporta vários formatos, como fotos, vídeos, músicas, documentos, etc., e é rápida (até 20 MBps), estável e eficiente ao nível do consumo de energia. De facto, uma das grandes mais valias é que não há necessidade de instalar aplicações adicionais.

Aliança chinesa

Atualmente, estes três fabricantes de smartphones têm quase 50% de participação de mercado na China. Assim, a maioria dos utilizadores chineses de smartphones vão beneficiar desta aliança. Dito isto, no futuro é provável que muitos outros se juntem. Por exemplo, se a Huawei e sua marca Honor se juntarem a essa aliança, será uma grande vitória para as marcas chinesas que começam a ter ainda mais pontos de interesse face às outras.

Já que falamos da Huawei, este fabricante possui a sua própria funcionalidade de transferência chamada Huawei Share OneHop para os smartphones e computadores Matebook.

Aliança chinesa

Voltando às transferência, já imaginou a conveniência se uma funcionalidade como estas fosse implementada em todas as principais marcas de smartphones Android? É o que esta aliança espera alcançar num futuro próximo. Quem ganha é sem dúvida o consumidor!

Espera-se que esta funcionalidade de partilha de ficheiros entre na fase beta pública até ao final de agosto de 2019.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Atenção! Agora já vai conseguir gasolina mais barata e gasóleo!

Com os preços dos combustíveis a aumentar de uma forma incrível, muitas pessoas estão revoltadas. Especialmente todos aqueles que têm necessidade de andarem diariamente...

Windows 11 Preview build 22489 já disponível mas calma…

A Microsoft lançou hoje o Windows 11 Insider Preview build 22489 para o canal Dev. Entretanto, não há grandes novidades. De facto, o canal...

Google: o seu smartphone vai atender as chamadas por si!

Em 2019 a Google introduziu uma nova função de atendimento de chamadas com o principal objetivo de acabar com o spam e com os...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!