(Opinião) Qual é o futuro dos smartphones dobráveis? – É mais do que óbvio, que os smartphones dobráveis vão fazer parte do nosso futuro… Contudo, 2019 já provou que ainda é um design experimental, com muito para provar. Especialmente depois do ‘fail’ do Samsung Galaxy Fold, e posterior adiamento do Huawei Mate X.
Afinal de contas, o design do primeiro smartphone dobrável, que chegou pelas mãos da Royole, é terrível. A Samsung que é a líder do mercado de smartphones, falhou em oferecer um produto sem falhas, e a Huawei está aparentemente um pouco atrasada no seu próprio esforço.
Entretanto, a Xiaomi e Oppo prometem muito, mas continuam apenas a reinar nas redes sociais, deixando o hardware propriamente dito para os outros!
Curiosamente, até a LG que adora uma ideia ‘maluca’, deixou estes smartphones na gaveta. (Pelo menos por enquanto). A desculpa foi curiosa… A LG afirmou que não vai lançar nenhum smartphone dobrável, porque não é capaz de oferecer um design entusiasmante.
E talvez, a LG que até é uma das fabricantes a apresentar maiores dificuldades no mercado… É quem está mais lúcida quanto a este tema! Porque em boa verdade, acho que ainda não temos nenhum design que seja mesmo o futuro.
No fundo, a maioria das empresas está a começar a sua linha de pensamento, com um aparelho que dobrado parece um smartphone normal. E que posteriormente aberto, vai parecer um simples quadrado… E meus amigos, ninguém quer ver vídeos no YouTube ou fazer uma sessão de Netflix, num quadrado.
Em suma, um smartphone dobrável tem de ter um ecrã ‘Widescreen’, quando é desdobrado!
Afinal de contas, quando é que chega à conclusão que não gosta do formato do seu smartphone? Provavelmente é quando vê vídeos, vê fotos, ou vê sites que foram desenhados para PC.
É essencial para um smartphone dobrável Android, que seja feito a pensar nas aplicações mais populares, de forma a melhorar a experiência, não sendo apenas mais um ‘gimmick’.
O smartphone dobrável mais interessante é sem dúvida o da Xiaomi, com duas dobras!
Não existem grandes dúvidas, que tanto a Huawei como a Samsung estão a criar aparelhos a pensar na produtividade. Mas neste campo, o iPad da Apple já leva grande vantagem! Por isso, seria imperial apostar no conteúdo multimédia. Apostar no fundo, naquilo que os utilizadores mais fazem nos seus aparelhos mobile… O resto vem por arrasto.
Portanto, talvez seja boa ideia esquecer um smartphone ‘normal’, que se transforma num tablet de 7 ou 8 polegadas.
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