Huawei abre os braços ao 5G com o super rápido Kirin 990!

O SoC Kirin 980 de 7nm foi apenas revelado há alguns meses, no entanto, a Huawei já está a trabalhar num novo chipset baseado no processo de 7nm FinFET, o Kirin 990.

De acordo com algumas fontes, o Kirin 990 irá chegar já no primeiro trimestre de 2019! Pois apesar do Kirin 980 ter imenso poder debaixo do capôt, não suporte as redes de nova geração 5G, algo que a Huawei pretende resolver com o novo SoC.

Kirin 990 irá contar com o Modem Balong 5000, sendo capaz de atingir velocidades 5G

Kirin 990

De acordo com os últimos rumores, a TSMC irá fabricar o novo chip da Huawei. Com a subsidiária da Huawei, HiSilicon, a investir mais de 28 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Visto que o custo dos testes é neste momento completamente exagerado.

Como já deve ter percebido, o Kirin 990, tal e qual como o Kirin 980, irá ser produzido com o processo de 7nm. Similarmente, também irá contar com núcleos Cortex-A76.

Enquanto que a arquitetura geral do novo chipset deverá ser a mesma do Kirin 980… Este deverá ser o primeiro processador da empresa a contar com o Modem Balong 5000. (Certificado para velocidades 5G)

Além disto, o novo chip também deverá oferecer um aumento de performance na ordem dos 10%, aumentando em paralelo, a eficiência em também 10%.

Por enquanto é tudo o que sabemos acerca do Kirin 990, mas…

Kirin 990

Afinal de contas, nem a Huawei fez qualquer comentário acerca da existência deste SoC! Por isso, vamos ter de esperar por mais rumores ou leaks para saber mais algumas novidades.

No entanto, como o muito recentemente lançado Kirin 980 ‘alimenta’ vários telemóveis topo de gama da Huawei, como o Mate 20 e Magic 2Muito dificilmente a marca o irá substituir antes do Mate 30 do próximo ano.

Claro que poderá existir um novo smartphone, para ‘celebrar’ a chegada do 5G! E talvez para lutar taco a taco com o suposto Galaxy S10 X 5G. (Que a Samsung poderá lançar para comemorar o décimo aniversário da linha Galaxy S.)