Cuidado Google, Apple e Samsung: A Huawei está a caminho!

Até agora o Google Assistant, a Alexa da Amazon e o Siri da Apple são os principais assistentes de voz no mercado. Nesta lista importa ainda mencionar o Bixby da Samsung e a Cortana da Microsoft.

No entanto tudo poderá mudar em breve com a entrada de um novo concorrente que não tem medo de mostrar as suas ambições. É que segundo a Bloomberg a Huawei já está a trabalhar num assistente de voz que para já estará restrito ao mercado chinÊs. Através dos ficheiros de firmware do EMUI 8.1 (baseado no Android 8.1 Oreo), a equipa do XDA Developers descobriram inúmeros vestígios do assistente digital HiAssistant.

Os equipamentos da Huawei que estão disponíveis na China e não só vêm de base com o HiVoice e permite que os utilizadores executem funções básicas como efetuar uma chamada telefónica através de um comando de voz. É verdade que não é tão sofisticado como outros assistentes de voz que lideram o mercado, mas é muito útil. Não obstante disto, o HiAssistant será um poderoso assistente virtual, uma vewz que vai integrar o Natural Language Understanding (NLU). Na prática isto permite que o smartphone interprete frases não estruturadas.

A Bloomberg afirma que o HiAssistant estará disponível, para já, apenas no país de origem e nos equipamentos alimentados pelo chipset Kirin 970 e sistema operativo EMUI 8.1. De facto a compilação internacional do Huawei P20 e P20 Pro não possui o HiAssistant, o que confirma que a Huawei o vai disponibilizar apenas na China.

A Huawei procura criar um dos assistentes de voz mais completos do mercado. Para além de controlar todo o dispositivo, o assistente virtual tem ainda a opção de busca de alimentos, emoticons, rotas de navegação, bilhetes de transportes públicos, vídeos e muito mais. Também pode pesquisar por categorias específicas, como álbuns de música, programas de TV, livros e muito mais. O HiAssistant também vai possibilitar pagamento a grandes bancos na China.

No campo deste assistente virtual importa também destacar o HiVision que funciona como Google Lens e pode reconhecer objetos de diferentes categorias, como alimentos, animais, veículos, eletrodomésticos, ferramentas e assim por diante. Também pode ler códigos de barras e texto.

Mais informações deverão ser conhecidas em breve.

Também lhe pode interessar:

JÁ SÃO CONHECIDOS OS PREÇOS OFICIAIS DO HUAWEI P20 NA EUROPA

HUAWEI MATE X APARECE NA TENAA: SERÁ O NOVO TODO-PODEROSO?

HUAWEI P20 LITE: AS NOVAS FOTOS DO MODELO AZUL!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também