note 10

(Hands-On) Samsung Galaxy Note 10+: Ainda melhor que o S10+!? – Se por acaso leu a minha análise ao Galaxy S10+, e posterior comparação com o seu grande rival Huawei P30 Pro. Deve ter percebido, que fiquei rendido àquilo que a Samsung lançou no passado mês de Fevereiro.

Acima de tudo, foi para mim uma completa lufada de ar fresco, ao aliar hardware de topo, a uma experiência de software como há muito tempo não se via no mundo Samsung Galaxy.

Aliás, aquela interface completamente redesenhada da Samsung (OneUI) é na minha opinião, o grande rival do Mate 30 Pro que deverá ser lançado no próximo mês de Setembro.



Mas vamos falar um pouco do novo Galaxy Note 10+ que a Samsung apresentou no dia 7 de Agosto. E que finalmente chegou hoje às minhas mãos sedentas de nova tecnologia

Primeiramente, assim que tive a oportunidade de pegar no aparelho, o Galaxy S10+ impressionou pela sua qualidade de construção e leveza. Contudo, o Note 10+ conseguiu elevar esta sensação a um patamar completamente novo.

Note 10 hands on

Ou seja, ao contrário de vários aparelhos ‘Premium’ que já tive a oportunidade de testar. O topo de gama da Samsung para o início de 2019, conseguia passar o feeling de qualidade, pesando significativamente menos que a concorrência. Algo que me impressionou bastante na altura, e que me impressiona ainda mais agora, visto que o Note 10+ pegou neste sentimento, e o elevou mais um pouco na escala de ‘WoW’.

Na minha opinião, o Samsung Galaxy Note 10+ é muito provavelmente o aparelho que mais gozo dá a tirar da caixa. Tal é a sua presença, e fator de espanto que oferece a quem vê e toca no mais recente brinquedo da gigante Sul Coreana.

Mas claro está… Ainda bem que assim é, afinal de contas estamos a falar de um dos smartphones mais caros de sempre da marca. (Veja só o cuidado que tive no transporte das máquinas)

NOte 10

A Samsung decidiu fazer uma mudança de estratégia!

Mas há outra coisa que tem de ser dita… Curiosamente, no final do ano passado, falei um pouco sobre o calendário de lançamentos da Samsung. Mas falei especialmente na maneira como a Huawei estudou este mesmo calendário, e arranjou maneira de o ‘anular’.

Afinal de contas, historicamente, a Samsung lançava um smartphone topo de gama no início do ano, equipando-o com as tecnologias mais recentes da altura, nomeadamente o SoC Qualcomm Snapdragon para o mercado Americano e o SoC Exynos para o resto do mundo.

E lá está, foi aqui que a Huawei descobriu o ponto fraco da estratégia!

É que passados 6 meses do lançamento do Galaxy S de um determinado ano, lá vinha a Samsung com o seu novo Note, que como deve saber, vinha com o mesmo exato SoC do seu anterior topo de gama.

Aqui a Huawei percebeu que poderia lançar novas tecnologias, para lutar contra uma empresa historicamente dominadora no mercado. De uma posição um pouco mais vantajosa. No entanto, parece que a brincadeira acabou… E o Note 10 de 2019 é a prova disso mesmo.

Isto porque, o Note 10 deixa o Exynos 9820 do Galaxy S10 de lado, apostando num Exynos 9825 que apesar de não ser muito diferente, apresenta algumas melhorias no desempenho e eficiência. 

O problema do Galaxy S10 nunca foi a sua fluidez ou velocidade na abertura e execução de aplicações. Contudo, é sem dúvida um sinal que a Samsung está a fazer o seu trabalho de casa. E que claramente não pretende desistir do seu trono tão cedo quanto isso. Aliás, é uma excelente maneira de também lutar de igual para igual com a Apple, que também lança na altura do verão o seu novo iPhone com um novo SoC ‘made by Apple’.

Então e as Câmeras?

A qualidade das câmeras do Galaxy S10 já era bastante boa. Contudo, ao longo dos 6 meses que passaram desde o lançamento do terminal, a Samsung fez muitas e boas melhorias. Além disso, com o Note 10+ também damos as boas vindas a uma lente ToF, por isso a performance deverá ser um pouquinho melhor daquilo que vimos no antigo topo de gama.

Deixo-vos um cheirinho daquilo que o telemóvel é capaz:

 

Conclusão

NOte 10

Por enquanto, não tenho ainda muito a dizer sobre o Note 10+. Por isso, queria só deixar estas linhas para deixar clara a minha opinião atual. Vou testar o aparelho a fundo, para perceber afinal o que vale a nova oferta da Samsung. E sobretudo perceber se vale ou não a pena trocar o excelente S10+ por este novo Note.

Entretanto, se tiverem algumas dúvidas, ou tiverem alguma dúvida mais concreta. Falem connosco na caixa de comentários em baixo.

Não esquecer que já podem pré-encomendar o Note 10 e Note 10+, com hipótese de retoma no processo. Clique aqui para saber mais.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.