Opinião – O plano de lançamentos da Samsung já não faz sentido


Por em

Como já dissemos aqui em alguns artigos, o mercado de smartphones está a mudar, e os antigos ‘gigantes’ da indústria estão a ser deixados para trás por outros concorrentes.

Hoje em dia, enquanto que a Samsung continua a liderar as vendas de smartphones a nível mundial… A segunda posição já não pertence à Apple, mas sim à Huawei, que nos últimos anos tem vindo a ganhar imensa quota de mercado!

E como podemos ver pelo seu mais recente lançamento, a empresa não está a pensar tirar o pé do acelerador.



Pois bem, hoje enquanto estava a fazer o meu clássico treino diário, meti-me a pensar…

Porque é que a Samsung lança dois aparelhos no mesmo ano, mas é o Note que concorre directamente com o novo iPhone!?

Samsung já não

Como deve saber, historicamente, a Apple lança os seus novos iPhone em Setembro. Enquanto que a Samsung lança o seu Galaxy S em Fevereiro/Março, e o seu Galaxy Note em Agosto/Setembro.

No entanto, o Galaxy Note é sempre baseado nas especificações do Galaxy S que saiu no início do ano… Ou seja, embora os sistemas operativos sejam diferentes, e por isso acabam por não ser aparelhos facilmente comparáveis, o Galaxy Note vai sempre rivalizar com um iPhone novinho em folha! (Com hardware ‘antigo’.)



É que se formos ver, a estratégia da Huawei é muito mais bem pensada… Embora, similarmente, também lance um topo de gama a cada 6 meses.

Pois bem, ao contrário da Samsung, que baseia o seu Galaxy Note no Galaxy S... A Huawei lança em Outubro a linha Mate com as melhores especificações técnicas possíveis!

Conseguindo não só levar a luta à Apple, como também à Samsung.

Samsung já não

Curiosamente, muitas vezes mencionei que a Huawei tinha este ano, com o Mate 20, a hipótese de lançar o Galaxy S10, antes que a própria Samsung tivesse oportunidade de o fazer!

  • Ou seja, lançar um aparelho com tudo o que há de melhor na indústria, para conquistar o mercado. (Um ‘All-In’.)

Mas a genialidade vem depois, quando a Huawei lança a gama ‘P’ passados 6 meses, limando as arestas do Mate!

Aliás, por vezes até implementa algumas características bastante interessantes como foi o caso do Huawei P20 Pro este ano. (Com o seu sistema de câmera tripla.)

É que esta linha de smartphones é estrategicamente lançada numa data muito próxima ao Galaxy S, conseguindo roubar alguns clientes à gigante Sul Coreana!

Em suma, ao lançar os seus aparelhos em datas muito próximas às concorrentes directas, a Huawei consegue lutar com a Apple e com a Samsung fazendo algo estupidamente simples… Trocando a ordem de lançamento da Samsung.

Samsung já não

Pois, de forma muito resumida, enquanto que a Samsung lança um aparelho com especificações ‘antigas’ em Agosto/Setembro… A Huawei lança um aparelho com hardware completamente renovado muito perto desta data!

E posteriormente aproveita para o melhorar um pouco, e lançar novamente na forma de um aparelho ‘Huawei P! Para concorrer directamente com o novo Galaxy S.

No fundo, percebo que há alguns anos, a coisa fizesse sentido! Com apenas a Apple e Samsung a liderar o mercado de smartphones.

Mas agora, em que basicamente a Apple concorre consigo mesma, e a Samsung se vê a competir com a cada vez mais poderosa Huawei… Talvez tenha chegado a altura de refinar a estratégia.


Nota do Redator – Esta é apenas a minha opinião e algo que me veio à cabeça durante o dia.

Dito isto, adoraria saber a vossa opinião sobre o assunto! Por isso, usem a caixa de comentários em baixo, e digam de vossa justiça 😀

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Novas renderizações do Honor Magic 2 impressionam

Gigabyte lançou uma nova GTX 1060 G1 com memória GDDR5X

Seguinte