Há uma novidade no Bluetooth e faz maravilhas no som!


Por em

As duas versões mais populares do Bluetooth são o Bluetooth de Baixa Potência e o Bluetooth Clássico. O primeiro, como o próprio nome deixa adivinhar, consome menos energia que o segundo. Na prática, cem vezes menos que o Bluetooth Clássico e é por esse motivo que está presente em diversos dispositivos da Internet nas Coisas, smartbands e smartwatches. O Bluetooth Clássico utiliza mais energia, mas também tem maior largura de banda. É por esse motivo que é o standard utilizado para a transmissão de áudio. Ora, na CES 2020, a entidade responsável pelo Bluetooth, o Bluetooth SIG, apresentou o LE Audio, que permite o streaming de áudio por cima do bluetooth de baixa potência. Ou seja, uma novidade no Bluetooth que vai fazer maravilhas!

Há uma novidade no Bluetooth e faz maravilhas no som!

Quando me deparei com esta informação, pensei logo como é que ficaria a qualidade de áudio. É que menor potência, a meu ver, significa menor largura de banda. Ora, foi explicado que a tecnologia LE Audio utiliza um novo algoritmo de compressão chamado LC3 (Low Complexity Communication Codec) que mantém o som com a mesma qualidade como se estivesse a utilizar o Bluetooth Clássico. Ou seja, som com a mesma fidelidade, mas que garante o dobro da autonomia dos equipamentos.

novidade no Bluetooth

Quem não se interessar propriamente com a autonomia dos equipamentos, mas sim com a dimensão, também tem a ganhar com esta tecnologia. É que ao reduzir-se o consumo necessário para a utilização do Bluetooth, é possível diminuir também o tamanho da bateria. Assim obtemos equipamentos mais pequenos.

Para além disso, o Audio de Baixa potência também vai suportar aparelhos de audição. Para além disso, também permite a transmissão de múltiplas faixas de áudio de um dispositivo para outro, ou para vários. Isto garante, por exemplo, uma melhor experiência estéreo e a possibilidade de transmitir música para um número ilimitado de dispositivos ao mesmo tempo.

novidade no Bluetooth

Entretanto esta partilha de áudio pode ser feita de forma pessoal ou baseada na localização. Pessoal é quando partilhamos o que estamos a ouvir no nosso smartphone com outras pessoas que estão à nossa volta. Já o sistema baseado na localização é ainda mais interessante. É possível definir uma área de transmissão para o áudio ser partilhado. Isto é particularmente interessante para locais públicos.

A organização Bluetooth SIG revela que as especificações para o Bluetooth LE serão lançadas na primeira metade de 2020. Dito isto, após esta altura deve começar a chegar aos dispositivos.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Celebridades com um Samsung Galaxy podem estar em perigo!

Os botões nos smartphones vão acabar mas já há alternativa!

Seguinte