As duas versões mais populares do Bluetooth são o Bluetooth de Baixa Potência e o Bluetooth Clássico. O primeiro, como o próprio nome deixa adivinhar, consome menos energia que o segundo. Na prática, cem vezes menos que o Bluetooth Clássico e é por esse motivo que está presente em diversos dispositivos da Internet nas Coisas, smartbands e smartwatches. O Bluetooth Clássico utiliza mais energia, mas também tem maior largura de banda. É por esse motivo que é o standard utilizado para a transmissão de áudio. Ora, na CES 2020, a entidade responsável pelo Bluetooth, o Bluetooth SIG, apresentou o LE Audio, que permite o streaming de áudio por cima do bluetooth de baixa potência. Ou seja, uma novidade no Bluetooth que vai fazer maravilhas!
Há uma novidade no Bluetooth e faz maravilhas no som!
Quando me deparei com esta informação, pensei logo como é que ficaria a qualidade de áudio. É que menor potência, a meu ver, significa menor largura de banda. Ora, foi explicado que a tecnologia LE Audio utiliza um novo algoritmo de compressão chamado LC3 (Low Complexity Communication Codec) que mantém o som com a mesma qualidade como se estivesse a utilizar o Bluetooth Clássico. Ou seja, som com a mesma fidelidade, mas que garante o dobro da autonomia dos equipamentos.
Quem não se interessar propriamente com a autonomia dos equipamentos, mas sim com a dimensão, também tem a ganhar com esta tecnologia. É que ao reduzir-se o consumo necessário para a utilização do Bluetooth, é possível diminuir também o tamanho da bateria. Assim obtemos equipamentos mais pequenos.
Para além disso, o Audio de Baixa potência também vai suportar aparelhos de audição. Para além disso, também permite a transmissão de múltiplas faixas de áudio de um dispositivo para outro, ou para vários. Isto garante, por exemplo, uma melhor experiência estéreo e a possibilidade de transmitir música para um número ilimitado de dispositivos ao mesmo tempo.
Entretanto esta partilha de áudio pode ser feita de forma pessoal ou baseada na localização. Pessoal é quando partilhamos o que estamos a ouvir no nosso smartphone com outras pessoas que estão à nossa volta. Já o sistema baseado na localização é ainda mais interessante. É possível definir uma área de transmissão para o áudio ser partilhado. Isto é particularmente interessante para locais públicos.
A organização Bluetooth SIG revela que as especificações para o Bluetooth LE serão lançadas na primeira metade de 2020. Dito isto, após esta altura deve começar a chegar aos dispositivos.
Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.
Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.