GPU da Xbox Series S é 61% mais fraco! Mesmo assim, é a arma secreta!

Como já disse várias vezes na leak.pt, a estratégia da Microsoft para a nova geração de consolas vai ser muito diferente do habitual. Ao fim ao cabo, a gigante Norte Americana já avisou que não está nada preocupada com o número de consolas que irá vender em relação à sua rival Sony. Mas na minha opinião, esta afirmação tem água no bico… Já explico.



Porquê esta despreocupação no início de uma nova guerra? É simples, segundo o que a Microsoft tem vindo a dizer, as vendas de hardware já não interessam!

O dinheiro está nos serviços, como o Xbox Game Pass e recente plataforma de Streaming xCloud. É aqui que a Microsoft quer realmente apostar! No entanto, na minha opinião, é aqui que a Xbox Series S entra. Ou seja, a consola ‘budget’ tem a grande missão de meter a empresa em grande neste novo e inexplorado mundo.

Afinal de contas, apesar da diferença de poder entre a Xbox Series S e Series X, e claro, PlayStation 5, esta consola ‘budget’ pode muito bem ser uma grande pedra no sapato da Sony.

GPU da Xbox Series S é 61% mais fraco! Mesmo assim, é a arma secreta!

GPU da Xbox

Portanto, a Xbox Series S vai contar com um GPU Radeon Navi (RDNA 2) com apenas 20 unidades de computação. O que por sua vez significa uma redução de 61% em comparação ao GPU que podemos encontrar na mais cara e apetrechada Series X. Isto também reduz o poder de computação da consola para uns singelos ~4TFLOPs (Series X oferece ~12 TFLOPs).

Afinal de contas, além da diferença no número de unidades de computação, o GPU da consola mais barata também apresenta uma frequência máxima de 1550 GHz. Ou seja, 275 MHz abaixo daquilo que a Xbox Series X oferece.

Entretanto, é esperado que com estas especificações mais baixas, a consola chegue ao mercado a um preço muito apelativo, ao mesmo tempo que irá suportar os mesmos exatos jogos da Xbox Series X, se bem que com resoluções mais baixas (provavelmente FHD) e framerates mais baixos (os 120Hz devem ser impossíveis de alcançar).

Em suma, a Xbox Series S é no fundo uma consola que tem a grande missão de trazer novos jogadores para o ecossistema. O que por sua vez, até vai contra as afirmações recentes da Microsoft no número de consolas vendidas.

Ou seja, esta versão budget não tem o objetivo de oferecer uma experiência realmente ‘next-gen’ como a Xbox Series X e PlayStation 5, mas sim oferecer hardware capaz de correr todos os jogos de nova geração, ao mesmo tempo que deixa uma porta aberta para os jogadores se perderem nos serviços da empresa, que verdade seja dita, estão cada vez mais aliciantes.

Agora… Tudo depende da performance da consola no mundo real! E claro, maneira como a Microsoft está a pensar vender esta consola. Ou seja, está muita coisa dependente do preço deste hardware.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte


Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também