Gosta dos portáteis da Toshiba? Pode começar a dizer-lhes Adeus

A Toshiba está oficialmente fora do mundo dos portáteis! Terminando assim de forma bastante silenciosa, uma aposta que durou cerca de 35 anos. Uma grande caminhada que infelizmente terminou num atirar da toalha ao chão.



Gosta dos portáteis da Toshiba? Pode começar a dizer-lhes Adeus

portáteis toshiba

Portanto, a Toshiba abandonou o mundo dos portáteis no fim da semana passada, vendendo o resto do seu negócio à Sharp.

Caso não saiba, há cerca de 2/3 anos, a Toshiba decidiu vender cerca de 80.1% do seu negócio de PCs à Sharp pela módica quantia de 36 milhões de dólares. Posteriormente, a gigante Sharp mudou o nome da divisão para Dynabook no imediato, e rapidamente começou a lançar alguns aparelhos no mercado.

Entretanto, a Sharp ficou com a opção de comprar a restante percentagem até 2020… Uma opção que foi ativada em Junho e anunciada agora em Agosto. Em suma, a Dynabook é agora 100% propriedade da Sharp.

Uma viagem ao passado…

O primeiro portátil da Toshiba chegou ao mercado em 1985 com o nome de T1100, trazendo baterias recarregáveis internas, uma drive para disquetes, e ainda uns gigantes 256K de memória. Uma máquina que na altura já custava cerca de 2000 dólares, e que na verdade não reunia grande consenso dentro da equipa responsável pelo seu desenvolvimento e liderança da própria empresa.

Ainda assim, entre os anos 90 e o início dos anos 2000, a Toshiba era uma das fabricantes mais conhecidas do mundo dos PCs! Contudo, com a chegada de mais e mais empresas ao mercado, a Toshiba rapidamente começou a perder espaço no segmento, acabando por se tornar menos competitiva, e claro, caindo no esquecimento nas mentes dos consumidores.

Para ter noção da queda, em 2011, a Toshiba foi capaz de vender 17.7 milhões de portáteis, um número que caiu para os 1.4 milhões em 2017.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também