Google Maps Go: vale a pena utilizar a versão light?

O Google Maps é sem dúvida uma excelente aplicação de navegação. No entanto, tem um problema. É que ocupa cada vez mais memória e recursos do smartphone. É por esse motivo que alguns utilizadores têm procurado por alternativas. Uma delas e talvez a melhor é sem dúvida o Google Maps Go que é também da Google e na prática é uma versão mais light do Maps original. Mas será que vale a pena deixar a app original para passar a utilizar o Google Maps Go?

Google Maps Go: vale a pena utilizar a versão light?

Uma coisa importante é que o Google Maps Go foi desenvolvido para equipamentos com características mais modestas. Os smartphones mais económicos que normalmente chegam com um processador mais fraco e menos memória. No entanto, tem muitas mais valias para todos os dispositivos do ecossistema Android.

Google Maps, Semáforos, Google Maps Go

Entretanto pode ser descarregado normalmente a partir da Play Store em qualquer equipamento. Aliás até pode correr lado-a-lado com o Google Maps original. Assim não perdemos nada em utilizá-lo.

As funcionalidades

o Google Maps Go tem quase tudo mais ainda assim perde algumas funções que estão no Maps original. Agora é uma questão de percebermos se nos fazem falta ou não.

Navegar offline

Esta é logo uma das grandes ausências no Google Maps Go. É que nesta versão da app não conseguimos utilizar descarregar e utilizar mapas offline. Isto significa que temos de estar sempre a utilizar dados móveis. Seja como for e com os planos de dados que temos atualmente isto pode não representar um grande problema para a maioria dos utilizadores.

Google Maps Go app

Não é possível partilhar a localização em tempo real

Também não é possível reportar a localização em tempo real e relatar problemas no Google Maps Go.

Também não é possível medir a distância ente diferentes pontos. Seja como for isto não há de ser também um grande problema para muitas pessoas.

Mas temos a navegação porta-a-porta

O Google Maps chega com um sistema de navegação porta-a-porta e suporta todos os modos populares que estão presentes na versão completa da app. Nomeadamente instruções de condução, trânsito, caminhar e andar de bicicleta. Quem anda de mota ou trotinete também tem direito a estes módulos. Ainda assim, só estão disponíveis em algumas regiões.

Mas há um ponto importante. É que a navegação não vem de raíz nesta app. Dito isto, chega apenas noutra em separado chamada navegação para o Google Maps. Também pode ser descarregada a partir da Play Store.

Vale a pena trocar?

A utilização de recursos é muito baixa e para quem tem um smartphone atulhado e não quer perder desempenho é sem dúvida uma excelente opção. Talvez a maior perda seja mesmo os mapas offline. No entanto, como referi, até conseguimos viver bem sem ele.

O Google Maps Go está disponível para Android na Play Store. Entretanto para ter navegação tem de instalar a app Google Maps Go Navegação disponível aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Microsoft quer revolucionar atualizações do Windows 11!

Pode parecer uma notícia curiosa após todas as piadas e "memes" que tivemos a oportunidade ver na Internet nas últimas horas, mas a realidade...

Xiaomi tem um smartphone pronto a dar pesadelos à Samsung!

Vamos ser mesmo muito honestos... Apesar do facto de a Samsung dominar o mundo dos dobráveis, esta está muito longe de oferecer o melhor...

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados