Google: o seu smartphone vai atender as chamadas por si!

Em 2019 a Google introduziu uma nova função de atendimento de chamadas com o principal objetivo de acabar com o spam e com os esquemas. Tudo isto é feito através do Assistente da Google com mais algumas funções à mistura e vai fazer maravilhas na altura de lidar com chamadas chatas. De facto, pode ser a melhor invenção de sempre desde a roda. Quer dizer, não é preciso ir tão longe. Mas ainda assim vai deixar o nosso smartphone muito mais sossegado pelo facto de ir atender as chamadas por si.

Google: o seu smartphone vai atender as chamadas por si!

Esta função de chamadas foi lançada inicialmente no Canadá, Japão e Estados Unidos e esteve limitada a estes mercados nos dois últimos anos. Agora vai chegar a vários países da Europa.

Realmente é uma excelente novidade termos alguém a atender chamadas por nós. Especialmente quando se tratam daquelas chamadas mais chatas.

Mas afinal como funciona o sistema?

Bem em primeiro lugar a Google tem de determinar se pode ser uma chamada de spam ou não. Para isso analisa a nossa lista de contactos e outros elementos.

Caso verifique que pode ser ativa este novo sistema. Na prática, vai atender por voz a pessoa que nos estiver a ligar. Pergunta o nome e o que pretende. Entretanto tudo o que a pessoa que está do outro lado disser, será transcrito em texto para nós. Assim sabemos sempre o que se está a passar. Entretanto a qualquer altura vamos poder atender a chamada. Mais ou menos como seria se tivéssemos um atendedor.

Entretanto esta funcionalidade também permite gravar chamadas.

Duas opções em separado

Existem duas formas de utilização diferentes. Um modo de deteção automática de chamadas suspeitas ou um modo manual.

O modo automático, para já, está disponível em Inglês e nos Estados Unidos. Assim quem está na Europa só ainda vai poder utilizar o modo manual. Seja como for, esta função continua a ser muito útil. A única coisa que temos de fazer é carregarmos num botão para o smartphone atender a chamada por nós, em vez de detetar automaticamente se o deve fazer ou não.

Google atender chamadas

Quando carregarmos nesse botão, o assistente atende a chamada e vai perguntar quem está a ligar e a razão. Se a outra pessoa responder, o Google Assistant ainda pode colocar outras questões. Se a chamada é realmente urgente e até informar que neste momento não podemos falar. Mas há mais. De facto, até pode dizer a quem está do outro lado para remover o nosso número da base de dados.

De facto, este sistema é fantástico e vai-nos tirar muitas dores de cabeça. É que as chamadas de spam não param de aumentar.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados