Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Play Store: se tem algumas destas 150 apps muito perigosas! Apague já

A Google acaba de banir um conjunto de apps perigosas da Play Store e nem são assim tão poucas como isso já que se tratam de 150! No entanto, apesar delas terem desaparecido da loja, isto não significa que tenham desaparecido dos smartphones. Assim é mesmo necessário que veja se tem alguma delas instalada no seu dispositivo Android.

Play Store: revelada lista de 150 apps muito perigosas! Apague já

Mais de 100 aplicações infetadas na Play Store é realmente perigoso. Em comum, têm o mesmo malware que partilham. Uma ameaça chamada UltimaSMS.

Na prática envolve-nos num esquema de mensagens SMS que nos consegue registar em vários serviços de valor acrescentado. No mínimo pode levar-nos a pagar cerca de 40 Euros por mês. Isto por nada em troca.

Play Store 150 apps

Este esquema foi detetado pela empresa de segurança Avast e a Google baniu instantaneamente estas aplicações. No entanto, para alguns isto já veio tarde. É que algumas apps já tinham tido milhões de downloads.

Para terem mais sucesso a infetarem os utilizadores as aplicações perigosas disfarçavam-se de teclados personalizados, digitalizadores de códigos QR, editores de vídeo e fotos, bloqueadores de spam, filtros de câmara e muito mais.

Play Store 150 apps

Mas há outro problema! É que segundo a AVAST, estas apps também estão a ser promovidas através de anúncios nas redes sociais Tik Tok e Instagram. Isto contribuiu para aumentar e muito a popularidade destas apps.

Assim que se descarregam e as instalamos elas verificam a localização de um dispositivo, IMEI e número de telefone. Entretanto quando um utilizador abre uma app, tem de introduzir um número de telefone e em alguns casos o endereço de email. Se as pessoas fizerem isto, já que até estão habituadas a fazer para outras apps, acabam por subscrever serviços que não querem.

Olhando para as reviews que estavam nestas apps são os mais jovens que estão a cair nestas ameaças.

Se ficou infetado então o melhor mesmo é contactar o seu operador, Vodafone, MEO ou NOS para que bloqueiem os serviços premium.

Para além disso e antes de descarregar qualquer aplicação tenha sempre em conta os comentários. Muitas vezes podem demonstrar que se trata de um esquema.

Pode consultar a lista de aplicações completa aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também