Google I/O: Android Q chega com funcionalidades espetaculares

Apesar de ainda não estarmos nada enjoados da tarte, já está tudo a falar do novo Android Q. De facto, é sempre assim. Quando começa a surgir um novo sistema operativo no horizonte, abre-se a porta da fábrica de rumores. Dito isto, já há alguns meses que se falava do novo SO da Google. Entretanto, este falatório intensificou-se quando foi lançada a primeira versão beta em meados de março. Se nessa altura já ficaram confirmadas diversas funcionalidades, eis que hoje ficámos a saber muito mais na conferência anual Google I/O.

Logo à partida temos o modo escuro em todo o sistema, melhores controlos de privacidade e segurança e atalhos simples de utilizar para muitas funções no sistema operativo Android.

Eis todas as novidades do Android Q abordadas no Google I/O! 

Legendas em tempo real, seja qual for o vídeo

Esta é uma funcionalidade muito interessante caso estejamos num sítio onde não podemos ligar o som ou tenhamos algum problema de audição. É que esta novidade no Android Q permite adicionar legendas de forma automática a qualquer vídeo.

Sim, não interessa se ele está no YouTube ou em qualquer página. Até pode ser um ficheiro que descarregámos ou gravámos com o smartphone.

O sistema operativo vai “ouvir” o que está a ser dito e colocar as legendas em conformidade. Um aspeto positivo é que tudo é feito localmente no smartphone. Ou seja, não existe nada transmitido para os servidores da Google.

Dito isto, as próprias legendas podem ser expandidas, reduzidas e deslocadas para qualquer parte do ecrã.

Suporte nativo para dispositivos dobráveis

O Android Q vai disponibilizar um suporte nativo para dispositivos dobráveis. No entanto a grande novidade não é só tornar o ambiente de trabalho compatível com todas as combinações de ecrãs dobráveis que podem chegar em 2019. Assim, temos também funcionalidades muito interessantes como a continuidade de ecrã. Esta função permite transferir facilmente o que estamos a fazer entre os diferentes ecrãs.

Podemos começar a jogar no ecrã mais pequeno de um smartphone, sendo que ele será transferido para o ecrã grande caso desdobremos o dispositivo. Isto é algo que já vimos no Samsung Galaxy Fold.

Suporte para 5G

O 5G é a next big thing e promete velocidades de dados excepcionalmente rápidas e uma latência super baixa. Por este motivo não é surpresa que o Android Q ofereça suporte nativo para esta tecnologia. Com mais de 20 operadoras móveis em todo o mundo a lançar smartphones 5G em 2019, o Android já está a postos para suportar esta função.

Respostas inteligentes e acções sugeridas

As respostas inteligentes do Android estão a ficar muito mais “espertas” e funcionam agora com todas as aplicações de mensagens. Dependendo da pergunta, o sistema operativo sugere respostas predefinidas que até podem conter emoticons. Isto é válido também nas notificações como se pode ver na imagem abaixo. Sem dúvida uma excelente novidade abordada no Google I/O.

Entretanto há outra novidade que se chama acções sugeridas!

Se alguém lhe enviar uma morada, surge a propósito um botão relacionado com o Google Maps. Assim podemos abrir logo a morada nesta aplicação. Esta funcionalidade não necessita dos servidores da Google e faz tudo localmente.

Modo escuro

Depois de vários anos a desejarem a chegada deste modo, os fãs do Android vão finalmente deitar a mão a um modo nativo de cores escuras. Assim, o Android Q permite ativar o modo escuro em todo o sistema. Podemos fazê-lo na barra de notificações ou quando ativamos a função de economia de bateria.

Segurança e Privacidade

A privacidade parece ser outra grande questão do Android Q. De facto, até há uma nova funcionalidade que é bastante semelhante a algo que está disponível no iOS. Agora vamos poder partilhar a nossa localização enquanto estivermos a utilizar uma determinada app. Quando a pararmos de usar a localização deixa de ser partilhada de imediato.

Google I/O:

Atualizações em segundo plano foi outra das grandes novidades reveladas no Google I/O. 

A Google vai permitir que determinados elementos do sistema operativo Android atualizem em segundo plano assim que a respectiva atualização estiver disponível. Isto é algo que as apps já fazem de forma discreta. Em suma, todas as últimas atualizações de segurança, melhorias de privacidade e melhorias de desempenho vão chegar ao smartphone sem ser necessário reiniciar. Isto é sem dúvida uma excelente notícia.

Bem-estar digital e controlo parental

O bem-estar digital é uma prioridade no Android Q e que foi abordada no Google I/O. Uma nova mini-funcionalidade chamada Focus Mode permite identificar apps que causam distração e silenciar todas as notificações.

Google I/O:

Outra novidade é o Family Link que permite controlar o que os nossos filhos fazem no smartphone. Podemos definir quanto tempo podem passar por dia com uma determinada aplicação. Quando esse tempo chegar ao fim, essa utilização deixa de ser possível. Ainda assim e se eles se portarem bem podemos usar o botão de bónus para lhes darmos mais cinco minutos.

Mais dispositivos a receberem a versão beta

Anteriormente, apenas os Pixel e um número muito limitado de smartphones podiam deitar as mãos à versão beta. No entanto a terceira beta do Android Q vai estar em mais smartphones do que nunca.

Google I/O:

Por fim destacam-se ainda outras novidades como a profundidade dinâmica em fotos e melhorias no Wi-Fi.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário