Google Fuchsia: o substituto do Android até já tem site!

Depois de ter tido uma palavra a dizer no desaparecimento de alguns sistemas operativos para dispositivos móveis como o Symbian e o BlackBerry, a Google quer garantir que até mesmo o sistema Android vai ter um fim. Quer dizer, não de propósito, mas para dar lugar a uma inovação. Dito isto, já está a preparar esta grande novidade, o Google Fuchsia!

Google Fuchsia: o substituto do Android até já tem site!

Para este efeito, a Google até já tem uma equipa com mais de 100 pessoas para ajudar a desenvolver o Fuchsia OS. Será outra plataforma de código aberto. De acordo com o site Android Police, a Google já lançou um site para programadores deste sistema operativo, o Fuchsia.dev.

O Google Fuchsia não utiliza o kernel Linux como os sistemas operativos Android e Chrome. Em vez disso, opta pelo microkernel Zircon; Um microkernel é essencialmente a menor quantidade de software necessária para executar um sistema operativo. Assim, como devem imaginar o Fuchsia funciona de maneira diferente do Android. A boa notícia é que o SDK Flutter vai permitir que os programadores Android carreguem rapidamente as suas aplicações para o Fuchsia.

Google Fuchsia

Em novembro passado, o sistema operativo Fuchsia adicionou suporte ao chipset Kirin 970 da Huawei.

Para além disso, foi possível carregar e executar este sistema no smartphone Honor Play.

Claro que por mais interessante que seja esta notícia, ainda há muito trabalho a ser feito e a substituição de um sistema operativo usado em 85% dos smartphones em todo o mundo não é uma tarefa simples.

Em 2017, surgiu o vídeo de um smartphone a executar uma versão muito antiga do Fuchsia. Apostava numa interface desenvolvida para esta plataforma. Chamava-se na altura Armadillo. A interface do utilizador desliza verticalmente para revelar as aplicações que se encontram abertas. Entretanto, uma foto de perfil, quando tocada, dá ao utilizador o acesso a “configurações rápidas” como opções.

O lançamento do site para programadores deve ajudar a Google a espalhar a palavra acerca do Fuchsia e permitir que os programadores fiquem a conhecer todos os pormenores.

Seja o que for que a Google tenha em mente para o novo Google Fuchsia, o desenvolvimento continua a avançar. Depois do sistema operativo, a próxima grande aposta será numa eventual loja de aplicações. Isto será algo realmente importante.

O site está disponível aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário