Google prepara chipset para competir com a Apple

Cuidado Apple. Aparentemente a Google está a planear desenvolver um chipset para competir com os processadores da série A da Apple. A comprovar isto estão várias ofertas de emprego na Índia para o desenvolvimento do novo chipset. Assim, não será de estranhar que os dispositivos Pixel integrem em breve os gChips.

Entretanto, competir com a Apple neste segmento parece ser uma boa estratégia

Dito isto, caso os rumores se confirmem, esta pode ser uma estratégia excelente. Na prática é seguir os mesmos passos da Apple. Criam os chipsets que depois integram nos seus próprios equipamentos.

com a Apple

Bengaluru, na Índia, é conhecido como o Silicon Valley indiano. De facto é um centro muito importante para a indústria de fabrico de chips.

Ora, segundo a Reuters, a Google já contratou pelo menos 20 funcionários para a elaboração dos “gChips” nos últimos meses para competir com a Apple. 

De facto, este fabricante conseguiu atrair engenheiros de alguns dos principais fabricantes como a Qualcomm, Nvidia e até mesmo da Intel. Neste momento, esta empresa ainda tem vagas para os cargos de SoC RTL Lead, SoC Design e Methodology Lead e ASIC Design Engineer.

No entanto, a preparação para o desenvolvimento dos novos chipsets não começou agora.

Em 2017, a Google contratou Manu Gulati da Apple. Lembramos que Gulati liderou a divisão de desenvolvimento do chipset da Apple durante oito anos. Atualmente trabalha como o principal arquiteto do chipset da Google.

Entretanto, mais tarde mas ainda em 2017, a Google revelou o seu primeiro chipset.

Conhecido por Pixel Visual Core vinha integrado em cada Pixel 2. Este núcleo trabalha em conjunto com o chipset Snapdragon 835 e foi desenvolvido especificamente para “expandir o alcance” do HDR+. Entretanto, uma nova versão deste mesmo núcleo alimenta a funcionalidade “Night Mode” na câmara do Pixel 3.

Para além de desenvolver o seu próprio chipset, a empresa também está a investir em chips para aplicações empresariais e de servidores na cloud.

O que acham desta aposta da Google?

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

NVIDIA RTX 30 Super vai chegar ao mesmo tempo das placas Intel!

Estou farto de dizer que faz zero sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando as atuais RTX 30 e Radeon RX 6000...

Far Cry 6: Ray-Tracing no PC mas fora da PS5 e Xbox Series X!?

As consolas de nova geração, nomeadamente a PlayStation 5 da Sony e a Xbox Series X da Microsoft, chegaram ao mercado com a grande...

Chrome 94 chega com mais segurança e menos complicações!

O Chrome 94 já está disponível e chega umas semanas depois do lançamento do Chrome 93. A nova versão introduz o modo HTTPS primeiro...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!