Google Chrome acaba de ganhar um upgrade de velocidade!

Apesar de algumas críticas ao nível dos recursos ocupados, o que é certo é que o Google Chrome funciona realmente bem. Para além disso chega com várias funcionalidades que facilitam a nossa navegação na Internet. Agora chegou a vez de se dar um tweak na velocidade do Chrome graças a um novo upgrade e isto é especialmente visível nas pesquisas feitas através da barra superior do browser, algo a que a Google chama Omnibox. Dito isto, os resultados aparecerem muito mais rápido do que antes.

Google Chrome acaba de ganhar um upgrade de velocidade!

As questões de velocidade nos browsers não são muito fáceis de medir e a maioria das pessoas também não se interessa por isto. Seja como for a Google afirma que os resultados de pesquisa mais comuns aparecem agora em menos de 500 milissegundos. Isto significa que tudo vai aparecer num abrir e fechar de olhos.

No entanto tenha em atenção que só vamos notar as melhorias na pesquisa se utilizarmos a Google como motor de busca base. No entanto, em breve, outros poderão também ter direito ao mesmo, desde que façam algumas otimizações.

Não se sabe se esta novidade vai chegar também ao Microsoft Edge. Afinal de contas, é o mesmo motor do Chrome. Seja como for, a nova tecnologia utiliza o sistema de alocação de memória PartitionAlloc.

Até aqui os resultados de pesquisa eram normalmente guardados via cache. No entanto, isto fazia com quem em alguns casos ela ficasse demasiado grande e acabasse por ocupar muito memória.

A nova forma de se carregar informação antes de precisarmos dela está relacionada com um sistema que o Chrome alterou no início do ano. Segundo a Google ele reduz a utilização de RAM em 22% e melhora outros aspetos do funcionamento do browser.

De facto, durante vários anos, as pessoas criticaram o Chrome pela forma como geria a memória. Agora tudo está melhor e o browser continua com tudo aquilo

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.