Google Chrome testa uma novidade nos separadores. Teste já!

O Chrome já permite tirar o áudio que está a chegar a partir de um separador. Para isso basta darmos um clique nele com o botão direito do rato e escolher a opção desativar o som do site. No entanto, o objetivo da Google é sempre simplificar. Dito isto, está a experimentar um novo design para esta funcionalidade. Assim, já não será necessário estarmos a usar o botão direito do rato. Vamos então olhar para a novidade nos separadores do Google Chrome.

Google Chrome testa uma novidade nos separadores. Teste já!

O site Chrome Story revelou que na última build temos uma nova flag chamada Tab audio muting UI control. Para já, o Chrome até já mostra um indicador de som quando um separador está a reproduzir áudio. Mas com esta flag ativada, o ícone transforma-se num botão de mute quando passamos por cima dele com o rato. Isto funciona exatamente como a função de desativar o som atual. No entanto, corta um passo.

Embora seja uma novidade no reino do Chrome, o Firefox já disponibiliza esta novidade há algum tempo.

Para ativar desde já esta função tem de descarregar o Chrome Canary. Depois abra o endereço chrome://flags. A seguir pesquise por Tab audio muting UI control e escolha Enabled. O Chrome vai pedir para reiniciar e quando fizer isso surge o botão mute.

Esta flag está disponível no macOS, Windows, Linux e Chrome OS. No Android esta função ainda não está disponível. Pelo menos para já.

Para além desta novidade a Google tem vindo a testar outras melhorias no Chrome.

Como sabe, o modo atual picture-in-picture do Google Chrome só consegue reproduzir vídeos.

Com o próximo update será possível reproduzir conteúdo HTML interativo neste modo. Ou seja, o multi-tasking será mais simples.

O projeto chama-se PIP 2.0 e tem como principal objetivo facilitar o acesso ao conteúdo HTML interativo. Na prática teremos uma experiência mais rica quando navegamos a Internet já que, por exemplo, a nível informativo podemos estar a ler texto num determinado site e a vermos vídeos alusivos a esse conteúdo e outros formatos numa pequena janela enquanto deslizamos.

Google Chrome mudança

Dito isto, é algo importante mas que pode dar origem a alguns perigos. Imaginemos o que é utilizarem essa janela em segundo plano com um chamariz para tentarem capturar os nossos dados?

A Google pensou nisso e como tal está a estudar algumas medidas para proteger os utilizadores. Assim, vai desativar pedidos de permissão ou sistemas de preenchimento automático nesta janela. O objetivo é que a experiência de facto seja melhor, mas também mais segura.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.