Google Authenticator recebe novidade dois anos depois!

A Google quer levar a autenticação de dois fatores a todos os utilizadores. No entanto, não se pode dizer que a própria app de autenticação tenha sofrido muitas alterações, uma vez que a sua última grande atualização chegou em maio de 2020. No entanto, uma nova atualização parece estar a chegar e contém algumas funcionalidades novas, embora menores. Vamos então olhar para a novidade no Google Authenticator dois anos depois.

Google Authenticator recebe novidade dois anos depois!

O site 9to5Google descobriu que o Autenticador v5.20 agora obscurece cada PIN de seis dígitos para as contas que acolhe. Os utilizadores podem tocar num item para revelar o código e, em seguida, tocar novamente para escondê-lo. Também podem premir um código obscuro para o transferir para o login.

- Publicidade -

A Google Play Store diz que a versão v5.20 foi lançada no dia 23 de maio. No entanto, leva tempo até chegar a todos.

Como utilizar o Authenticator para proteger a sua conta Google

A primeira coisa que deverá fazer é descarregar a aplicação que está disponível para para Android como para iOS. Assim se tiver um smartphone com o sistema operativo da Google pode descarregar aqui. Entretanto, se tiver um iPhone pode fazer o download aqui.

conta Google roubo, Gmail alteração, Google Authenticator novidade

Após isso, abrimos a aplicação e finalizamos a configuração com os nossos dados. Com este passo concluído, ficamos com a aplicação pronta para se começar a adicionar contas.

Configurar a conta Google para a autenticação de dois fatores

Para configurar o Google Authenticator em primeiro lugar tem de ativar a autenticação de dois fatores normal. A primeira coisa que tem de fazer é ir à gestão da sua conta Google. Pode aceder aqui. Depois de introduzir os seus dados e fazer login. Posteriormente quando chegar à janela de gestão de conta escolha a opção Segurança no menu do lado esquerdo. As imagens que apresento aqui são da versão desktop. Mas se estiver num smartphone ou tablet pode fazer tudo exatamente da mesma maneira.

Gmail login, Google Fotos conta, conta Google roubo, Gmail proteja

Na nova página localize a secção Iniciar sessão no Google. Dentro dela vê a opção Validação em dois passos. Escolha essa opção.

Na nova janela clique em introdução. Entretanto, a seguir, terá de fazer login novamente.

Gmail login, Gmail proteja

Depois de introduzir os seus dados chega ao ecrã que mostramos abaixo. Entretanto vão aparecer os dispositivos que podem receber pedidos. Na prática são aqueles onde está autenticado com a sua conta Google. No meu caso é o iPhone, mas podia ser qualquer outro smartphone Android.

Agora sim podemos configurar o Authenticator. Deste modo em vez de fazermos o login com o código SMS que recebemos, passamos a utilizar a aplicação.

Em primeiro lugar na mesma página Google onde ativou a autenticação de dois fatores, mais abaixo tem uma opção que diz Aplicação Authenticator. Clique em Configurar.

Entretanto depois surge uma janela que o questiona acerca do telemóvel que tem. Se Android se iPhone. É só escolher e depois carregar em seguinte.

Google Authenticator

Depois em qualquer um dos casos terá correr o Authenticator. Quer seja no Android ou no iPhone. Depois escolha Ler o código QR.

Google Authenticator, conta Google roubo

Entretanto a seguir vai aparecer um código no Authenticator que deverá introduzir na configuração da conta Google. Depois clique em Validar. E pronto a configuração está concluída. Deste modo não está a proteger só a entrada no Gmail mas também no Google Fotos, Google Docs e outras apps do ecossistema.

Assim de facto esta é uma alteração que vale a pena fazer no Gmail para garantir a nossa segurança.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.