O assistente da Google pode fazer muitas coisas diferentes. De facto, são tantas que a maioria das pessoas nem as conhece todas. É por esse motivo que a Google vai fazendo alguns posts no seu blog, sobretudo para educar os utilizadores. Para além disso faz vários testes A/B para tentar perceber aquilo que as pessoas mais querem. A mais recente novidade do Google Assistant destaca duas funções e torna tudo mais simples.
Google Assistant vai ficar ainda muito mais simples! Veja
Não é que o assistente da Google seja complicado de utilizar. No entanto, nem sempre é muito fácil encontrarmos aquilo que queremos. Ora a propósito disto um leakster revelou no mês passado que iriam existir novidades. Assim teríamos um assistente dividido em secções. As minhas acções, no meu ecrã e recomendado. No fundo o que mostra a imagem abaixo partilhada pelo site XDA.
Ora esta reorganização levou ao destaque de algumas funções e tudo ficou mais simples, sobretudo no separador que diz respeito ao meu ecrã. Aí estão a função que diz respeito ao Google Lens e à leitura. Neste momento nenhum dos atalhos funciona. No entanto, não é de estranhar que ao carregar num deles seja tirada uma captura de ecrã e partilhada com o serviço Google Lens para análise. Entretanto o outro botão ativa a função de leitura de páginas.
Mas as novidades não ficam por aqui. Desde o lançamento do Assistente, a Google disponibilizou um menu unificado de “Vídeos & Fotos” que lista primeiro os serviços de streaming. A parte inferior desta página é onde é possível ativar/desativar o acesso ao Google Fotos como refere o site 9to5Google.
Agora a opção “Fotos” passou a ter direito ao seu próprio menu. “Veja as suas fotos em todos os dispositivos. Como antes, surge apenas o Google Fotos com o endereço de email. Entretanto vemos que há disponibilidade de utilizar isto em plataformas como o Google Home, Android, Smart Displays, iPhone e iPad.
Mas afinal o que pode significar esta mudança?
Esta mudança pode ser apenas a Google a simplificar as configurações do Assistente com páginas claramente definidas para os utilizadores. Mas pode não ser só isto.
Assim a Google pode estar a abrir o Assistente para outros serviços de backup de imagem. O Amazon Photos e o Apple iCloud Photos são possíveis candidatos. Caberia, é claro, às duas empresas permitirem que veja fotos e vídeos destas plataformas em dispositivos da Google. Neste momento não vejo razão para isso não acontecer.
Seja como for pode ser também apenas uma tentativa da Google de integrar mais os seus serviços e tornar tudo mais claro. Tal como aconteceu entre o Gmail e o Google Fotos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!