Gmail, WhatsApp e Facebook: todos os utilizadores estão em perigo!

Hoje em dia a nossa vida está cada vez mais acessível a todos. De facto, já não sabemos se estamos a partilhar tudo o que temos no nosso smartphone com outras pessoas ou não. O que é certo, é que os utilizadores do Gmail, do WhatsApp e do Facebook passaram a estar em perigo já que alguém descobriu uma forma de se aceder aos dados que temos dentro destas apps. Isto apesar de eles estarem devidamente encriptados. Ou seja, não há segurança que nos valha!

Gmail, WhatsApp e Facebook: todos os utilizadores estão em perigo!

A empresa de vigilância Paragon descobriu uma forma de entrar em várias aplicações de smartphone encriptadas. Trata-se de uma organização Israelita que foi fundada em 2019 e revela que consegue fazer tudo isto remotamente. Neste momento as aplicações visadas são o Gmail, WhatsApp, Facebook. No entanto, também se incluem nessa lista o Signal e o próprio Facebook Messenger. Ou seja, neste momento até podem ter entrado nos nossos smartphones e nem demos conta.

WhatsApp Android iOS, privacidade, Gmail WhatsApp perigo

A revista Forbes que já analisou esta questão diz que pouco se sabe sobre a Paragon Solutions. Sabe-se que esta empresa tem 50 colaboradores e não tem um site. Entretanto foi fundada por Ehud Schneorson, o antigo responsável pela unidade 8200, na prática o equivalente israelita da americana NSA.

Mas afinal o que pode fazer esta empresa?

Algumas fontes referem que esta empresa se quer diferenciar de outras que espiam os equipamentos. Isto porque o objetivo será não espiarem o smartphone, propriamente dito, mas sim fazê-lo a algumas apps que estão lá instaladas. Ou seja, não é um controlo total do equipamento, mas sim um acesso cirúrgico às apps.

utilizadores do Facebook, Facebook acabou,patrão da Tesla,Facebook Dating

Entretanto, neste momento a Paragon parece não ter clientes… que se saiba. 

A revista Forbes tentou chegar à falta com um responsável desta empresa. No entanto, a pessoa em que estão disse que não queria falar dos seus produtos. Para além disso e como referi acima disse que a sua empresa não tem clientes. Ora isso é um pouco estranho para uma organização que conta com 50 funcionários. Mas há outra coisa que este responsável disse. É que talvez para evitar questões que envolveram a NSO, pode ler sobre isso aqui, afirmou que as suas apps só serão utilizadas em países que respeitam as normas internacionais.

Como é que é possível estarmos tão vulneráveis? 

Sinceramente isto é apenas o que sabemos. Imaginem tudo o que não sabemos? Cada vez estamos mais controlados e devido às falhas de segurança que existem em todas as aplicações e sistemas operativos só é preciso que alguém queira mesmo entrar no nosso smartphone para que todos os dados fiquem expostos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.