Gmail: se não quer despesas extra verifique agora a sua conta!

O Gmail é sem dúvida uma das melhores plataformas de email. De facto funciona tão bem e de forma tão simples que na maioria das vezes nos esquecemos que se não tivermos cuidado podemos começar a pagar. Aliás basta ultrapassarmos os limites máximos de 15GB para isso acontecer e sinceramente não é assim tão difícil. É que este espaço de armazenamento é partilhado com outras apps do ecossistema da Google, como o Google Fotos ou o Google Drive. Assim se não verificarmos com regularidade o tamanho da nossa caixa de correio podemos ter uma surpresa desagradável. Vamos então ver como pode evitar ter despesas extra no Gmail.

Gmail: se não quer despesas extra verifique agora a sua conta!

Ao longo dos anos fomos acumulando milhares de coisas na nossa caixa de correio, pelo menos se têm uma conta Gmail há muito tempo. Aqueles anexos dos nossos amigos com vídeos engraçados ou apresentações powerpoint de paisagens bonitas podem fazer-nos ultrapassar a quota permitida. Assim é importante verificar que espaço tem disponível.

É bastante simples descobrir quanto espaço tem disponível no Gmail. Para esse efeito basta aceder a este link e fica logo a saber. No meu caso tenho 100GB porque tenho uma subscrição Google One. No entanto, para quem tem uma conta grátis o espaço máximo são 15GB.

Gmail despesas

E se eu ultrapassar a quota?

A Google explica que “se tiver ultrapassado a quota, significa que está a utilizar mais espaço de armazenamento do que tem disponível. Se ultrapassar a quota durante 2 anos ou mais e não libertar espaço ou comprar mais espaço para cumprir a mesma, todos os seus conteúdos poderão ser removidos do Gmail, Drive e Google Fotos.” Para que isto não aconteça pode fazer upgrade ao seu plano. Por exemplo, eu em vez de 15GB tenho 100GB e não pago nenhum balúrdio. Na prática são 1,99 Euros por mês.

Gmail despesas

Há alguma forma de eu poder limpar a minha conta mais rapidamente sem ter de andar a verificar os emails um a um?

Felizmente sim. Ora o que estamos mais interessados em limpar são aqueles emails com anexos enormes.

Assim imaginemos que está interessado em apagar todos os emails que têm anexos superiores a 2MB. Na caixa de pesquisa basta escrever larger:2MB.

Gmail despesas

Assim vão aparecer todos os emails nessas condições. Depois é so marcar com um visto e eliminar. Mas há mais comandos que podem ser utilizados embora para este caso não nos interesse tanto. Se quizesse encontrar apenas emails que têm anexos mais pequenos que 2 MB então em vez do comando larger, tem de escrever smaller. Assim, smaller:2MB.

Gmail despesas

Para além disso até podemos fazer uma combinação entre os dois comandos para encontrarmos intervalos de mensagens mais específicos.

Se der uma boa limpeza à sua caixa de Gmail tenho a certeza que vai poupar muito espaço e é uma garantia que não vai ultrapassar nada. Ou pelo menos será mais difícil que isso aconteça. Assim não vai ter de pagar nada por causa do Gmail e de outras apps.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Em 2018, a Sony garantiu que a PS5 passava o teste do tempo!

Como deve saber, a Sony "abriu" recentemente o suporte à montagem de SSDs PCIe 4.0 NVMe M.2 no slot secundário interno da sua consola...

Google: se receber este aviso no Gmail pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

iPhone 13 com 120Hz? Sim! Utilidade? É zero!

Uma das maiores, e na verdade, mais desejadas novidades no mundo iPhone, é sem grandes dúvidas a introdução do ecrã OLED ProMotion capaz de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!