Galaxy Watch 4 tem nova atualização de firmware

A Samsung lançou uma nova atualização de firmware para a gama Galaxy Watch 4. É um pequeno lançamento que para já está disponível na Coreia do Sul. Dito isto, abrange o Galaxy Watch 4 e o Watch 4 Classic. Neste momento sabe-se que não inclui um novo patch de segurança.

Galaxy Watch 4 tem nova atualização de firmware

De acordo com o changelog, a atualização apenas melhora a estabilidade do sistema para a dupla Galaxy Watch 4 e isto são boas notícias. A atualização vem com o mesmo patch de segurança de agosto de 2022 que a Samsung lançou para os seus smartwatches de 2021 no mês passado.

Entretanto este update pesa cerca de 185MB e pode ser identificado pela versão firmware R8xxXU1GVI3. Apesar de a disponibilidade estar aparentemente limitada à Coreia do Sul por enquanto, os utilizadores do Galaxy Watch 4 noutros mercados também lhe vão deitar a mão como refere o site Sammobile.

Assim se tem um Galaxy Watch 4, fique atento à aplicação Galaxy Wearable instalada no seu smartphone.

Entretanto alguns rumores que circulam na Internet referem que esta update também torna a medição de tensão arterial melhor. Mas será que ela funciona bem? Na Leak já analisámos essa questão.

Para utilizarmos o Galaxy Watch 4 como sistema para medir a tensão arterial é necessário calibrá-lo primeiro. Para este efeito necessitamos de um verdadeiro medir da tensão arterial. Preferencialmente deverá ser daqueles de braço e não de pulso.

A calibração

Assim o processo de calibração consiste em medirmos a tensão arterial três vezes com o aparelho externo ao mesmo tempo que o fazemos também com o smartwatch. Depois temos de ir anotando os valores que o aparelho externo nos dá na aplicação. Deste modo conseguimos medições que estão bastante perto da realidade como vamos ver a seguir.

Galaxy Watch tensão arterial

Entretanto só um aparte. Como podemos ver na imagem acima para fazermos a calibração o relógio tem de estar num lado e o aparelho no outro.

As medições

Para testarmos as capacidade de medição de tensão arterial do Galaxy Watch 4 fizemos mais de 10 tentativas. Isto confrontando sempre os valores que nos dava o smartwatch e também os valores apresentados pelo nosso aparelho da Omron que é bastante fiável. Dito isto, anotámos todos os valores e olhamos para o resultado final e sinceramente ficámos bastante surpreendidos pela positiva.

Como sabem a tensão arterial pode ter pequenas alterações entre medições. É por esse motivo que convém fazermos algumas medições de modo a conseguirmos chegar a uma conclusão.

Ora em todas as medições que fizemos o Galaxy Watch registou valores entre os 130 (SIS) e os 70 (DIA).

Ora foi exatamente o que aconteceu com as nossas medições da pressão arterial no aparelho externo. De facto, as medições andaram sempre a par e passo. No caso da SIS os valores inclusivamente foram sempre iguais. Ou seja, tudo certinho. No outro valor ouve uma discrepância de um ou dois pontos. Em alguns casos chegou a ser igual.

Ou seja, é caso para dizer que o Galaxy Watch 4 é sem dúvida um excelente equipamento para a medição da tensão arterial. Desde que a calibração tenha sido bem feita, podemos confiar nos valores apresentados por este dispositivo.

Afinal é fiável ou não?

Sem dúvida que sim. De facto, por vezes temos tendência a desconfiar destes equipamentos. Afinal de contas é “apenas” um smartwatch. No entanto neste caso podemos dizer que funciona realmente bem.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Google vai sofrer uma revolução com a loucura do ChatGPT

Como deve imaginar, apesar de alguns relatos mais 'flamejantes'...

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...