Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a apostar num chipset Exynos para o Galaxy S30. Pelo menos para a versão que for vendida na Europa. No entanto, as coisas deverão ser bem melhores do que em 2020. É que de acordo com um tweet do conhecido leakster Ice Universe, o Snapdragon 875 e o Exynos 1000 deverão ter a mesma arquitetura.

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

O Exynos 990 que dá vida à variante Europeia do Galaxy S20 é um chipset de 7nm com dois núcleos Mongoose, outros dois Cortex-A76 e quando Cortex-A55. Por outro lado, o Snapdragon 865 que dá vida à versão americana é também um chip de 7nm. No entanto tem um núcleo poderoso Cortex-A77, três de alto desempenho também Cortex-A77 e uma velocidade de relógio mais baixa e quatro Cortex A55. Neste caso, eventualmente o núcleo proprietário Mongoose foi o principal downside do Exynos 990 e não conseguiu ser um verdadeiro opositor do Cortex-A77.

Galaxy S30 Exynos

Isto fez com a Samsung aprendesse muito…

Este ano a gigante coreana deve optar por um Exynos com um núcleo Cortex-X1 que oferece 30% mais desempenho comparativamente ao Cortex A77. Entretanto, o Snapdragon 875 deve apostar no mesmo núcleo.

Os outros três serão eventualmente os novos Cortex-A78 que prometem 20 por cento mais desempenho em relação ao Cortex-A77. A ARM diz que estes núcleos atingem a mesma capacidade do A77 com apenas metade da energia.

exynos 990

Os outros quatro núcleos devem ser os Cortex A-55.

Uma configuração de núcleos idêntica entre os dois processadores não garante um desempenho semelhante. Aliás já há um primeiro leak a dizer que o Exynos será mais lento. Tanto em desempenho do processador como na placa gráfica. No entanto, o que é certo, é que a diferença será pelo menos muito menor. Para além disso, o Exynos 1000 também deverá ser muito superior em termos de eficiência energética.

O chipset da Samsung vai continuar a apostar numa placa gráfica Mali, uam vez que a aposta feita pela AMD só deve chegar em 2022.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!