Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a apostar num chipset Exynos para o Galaxy S30. Pelo menos para a versão que for vendida na Europa. No entanto, as coisas deverão ser bem melhores do que em 2020. É que de acordo com um tweet do conhecido leakster Ice Universe, o Snapdragon 875 e o Exynos 1000 deverão ter a mesma arquitetura.

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

O Exynos 990 que dá vida à variante Europeia do Galaxy S20 é um chipset de 7nm com dois núcleos Mongoose, outros dois Cortex-A76 e quando Cortex-A55. Por outro lado, o Snapdragon 865 que dá vida à versão americana é também um chip de 7nm. No entanto tem um núcleo poderoso Cortex-A77, três de alto desempenho também Cortex-A77 e uma velocidade de relógio mais baixa e quatro Cortex A55. Neste caso, eventualmente o núcleo proprietário Mongoose foi o principal downside do Exynos 990 e não conseguiu ser um verdadeiro opositor do Cortex-A77.

Galaxy S30 Exynos

Isto fez com a Samsung aprendesse muito…

Este ano a gigante coreana deve optar por um Exynos com um núcleo Cortex-X1 que oferece 30% mais desempenho comparativamente ao Cortex A77. Entretanto, o Snapdragon 875 deve apostar no mesmo núcleo.

Os outros três serão eventualmente os novos Cortex-A78 que prometem 20 por cento mais desempenho em relação ao Cortex-A77. A ARM diz que estes núcleos atingem a mesma capacidade do A77 com apenas metade da energia.

Galaxy S30 Exynos

Os outros quatro núcleos devem ser os Cortex A-55.

Uma configuração de núcleos idêntica entre os dois processadores não garante um desempenho semelhante. Aliás já há um primeiro leak a dizer que o Exynos será mais lento. Tanto em desempenho do processador como na placa gráfica. No entanto, o que é certo, é que a diferença será pelo menos muito menor. Para além disso, o Exynos 1000 também deverá ser muito superior em termos de eficiência energética.

O chipset da Samsung vai continuar a apostar numa placa gráfica Mali, uam vez que a aposta feita pela AMD só deve chegar em 2022.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também