Galaxy S11 vai arrasar na fotografia? A Sony não vai deixar!

O maior fornecedor mundial de sensores de câmera para smartphones não vai ficar parado enquanto a Samsung continua a promover a grande ritmo o seu “Bright Night” com 108 megapixéis que se vai estrear no Galaxy S11. Por isso mesmo, desenvolveu uma tecnologia que vai combater diretamente a mais recente novidade do gigante coreano.A Sony não deixa os seus créditos por mãos alheias.

Galaxy S11 vai arrasar na fotografia? A Sony não vai deixar!

De facto, a japonesa Sony anunciou hoje uma nova tecnologia de câmera que foi desenvolvida exclusivamente para o chipset Snapdragon 865 e que vai aparecer pela primeira vez no topo-de-gama X2 da Oppo. Este dispositivo será lançado em março para combater frente-a-frente com o flagship da Samsung.

Tecnologia convencional vs nova tecnologia Sony

Sabia que Trump ajudou a esta guerra entre fabricantes?

Depois das restrições que os Estados Unidos colocaram a algumas empresas e mais especificamente ao problema entre a Google e a Huawei, as empresas chinesas começaram a fazer um “all-in” em tudo o que podiam, para atrair consumidores. Assim e mesmo que no futuro não possam disponibilizar as apps do Google, têm muitas outras características que vão deixar os consumidores com água na boca. Falamos em concreto da própria Huawei claro! Mas também da OnePlus, Oppo, Vivo e Xiaomi. Assim querem boas câmeras que possam competir de frente com outros fabricantes de topo.

A Sony chama ao sensor que estará no X2, e provavelmente em muitos outros smartphones que serão lançados no próximo ano, de 2×2 On-Chip Lens (OCL). Na prática, este sistema permite focar e refocar o que estamos a fotografar. Tudo de forma quase instantânea! Mesmo em cenários de baixa luz.

Os sensores atuais vs os novos sensores

Entretanto, os sensores criados com esta tecnologia ainda vão utilizar o conjunto de filtros Quad Bayer que permitem resoluções muito altas e gozam de vários benefícios.

São exemplo disso, a possibilidade de se juntar as informações de cor e brilho de múltiplos pontos num único super-pixel.

Ao trocar uma matriz de lentes individuais para cada pixel por uma que tem a capacidade de agregar mais pixéis de uma vez, a Sony conseguiu eliminar as pequenas diferenças na sensibilidade de luz entre pixéis individuais ao mesmo tempo que melhorou o desempenho da focagem e do HDR. Outra das vantagens é diminuir o potencial de ruído em determinados cenários.

Mas depois de toda esta conversa, o que é que significa a nova imagem? Bem imagens melhores, claro! É que juntamente com o chipset Snapdragon 865 que permite cálculos mais eficazes, o processamento é mais rápido e sobretudo melhor.

Olhando para tudo isto, o próximo ano será realmente emocionante ao nível das câmeras. Teremos muitas melhorias não só ao nível do hardware, mas também do software.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário