Como deve saber, tanto a NVIDIA como a AMD estão a preparar-se para lançar uma nova geração de placas gráficas, que claro está, parecem determinadas a precisar de uma central nuclear privada para funcionar.
Ambas as grandes fabricantes de placas gráficas, do mundo moderno, estão a dar tudo o que têm para ficarem à frente nas tabelas de performance, o que por sua vez, implica aproveitar todos os Watts que a nossa fonte de alimentação é capaz de oferecer. Ao fim ao cabo, segundo o que sabemos, no lado da NVIDIA, as placas mais poderosas vão ultrapassar facilmente os 600W. As regras do jogo mudaram! Por isso, além de trocar de placa gráfica, é muito provável que também tenha de mudar de fonte de alimentação.
É exatamente por isso que algumas fabricantes já estão a aproveitar a onda, ao lançar modelos super premium, que imagine… Já são capazes de chegar aos 2000W!
Fontes de alimentação de 2000W? O jogo vai mudar!
Portanto, a FSP acabou de lançar a Cannon Pro 2000W, uma placa gráfica pensada para a próxima geração da AMD e NVIDIA. Uma fonte de alimentação que quase chega ao preço de uma placa gráfica… Ao fim ao cabo, são 499$.
Curiosamente, esta fonte foi originalmente pensada para os miners de criptomoedas, com a FSP Cannon Pro 2000W a oferecer 18 conectores 6+2-pin PCIe. Dito isto, agora que a AMD e NVIDIA estão numa luta sem igual, a FSP promete estabilidade, e se quiser, a possibilidade de montar 9 placas gráficas lado-a-lado.
Uma promessa, que nesta nova era, é um pouco vazia. Visto que a nova RTX 3090 Ti já consome uns incríveis 450W, e as novas RTX 4080/4090 prometem ultrapassar os 600W. Dito tudo isto, apesar da capacidade desta fonte, esta menina de quase 500€ não apresenta ainda suporte ao novo padrão PCIe 5.0, por isso, é necessário usar adaptadores.
Quanto à fonte em si, estamos a falar de um componente ATX com as dimensões de 200 x 150 x 86mm, com certificação 80 Plus Gold. O que na prática significa 87% de eficiência no máximo das capacidades, 90% a meio gás, e 87% de eficiência a apenas 20%.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!