Nova placa gráfica de gama média da AMD bate a RX 6900 XT!

É muito provável que com a pandemia de COVID-19, e consequente crise de componentes, fique com a sensação de que a atual geração de placas gráficas não é assim tão velha quanto isso. Mas a verdade é que tanto a gama GeForce RTX 30 da NVIDIA, como a Radeon RX 6000 da AMD, já chegaram ao mercado no distante ano de 2020.

Por isso, é boa ideia começar a olhar para o que vem a seguir, na forma da gama RTX 40 (Ada Lovelace) e RX 7000 (RDNA 3).

Boa ideia porquê? Bem… Os preços da ‘velha’ geração estão agora a baixar! Por isso, pode começar a sentir-se tentado a comprar uma RTX 30 ou RX 6000, quando na verdade, talvez seja melhor ideia esperar pelo que está prestes a chegar às prateleiras!

Caso não saiba, estamos a mais ou menos 6 meses do lançamento da nova geração, e ao que tudo indica, o salto qualitativo vai ser realmente muito significativo.

  • LINK

Nova placa gráfica de gama média da AMD bate a RX 6900 XT!

radeon, rx 6800

Portanto, segundo as mais recentes informações, o GPU Navi 33, que por sua vez fica abaixo do Navi 31 (topo de gama) e Navi 32 (gama média/alta), e deverá ser utilizado numa hipotética RX 7600 ou RX 7700, tem todo o potencial para conseguir bater a atual RX 6900 XT! Isto com um consumo de energia similar ou menor.

Quem o afirma é Greymon55, um dos ‘leakers’ mais fiáveis do mundo do hardware, ao sugerir que o GPU Navi 33 vai ter uma performance de rasterização muito próxima, ou até capaz de bater a RX 6900 XT. Contudo, ainda não sabemos nada acerca da performance Ray-Tracing, que parece ser uma das grandes apostas da NVIDIA para a geração RTX 40.

Entretanto, a primeira vaga de placas já está a ser testada internamente pela AMD. Com o GPU Navi 33 a ser baseado no processo de 6nm da TSMC, sendo capaz de chegar aos 220W~250W.

Dito isto, enquanto a gama média parece focada em oferecer excelentes níveis de performance, a um TDP relativamente baixo… Na gama alta, as coisas já não vão ser bem assim.

Afinal, apesar de ser esperado uma AMD mais poupada nos Watts, relativamente à rival NVIDIA. É inegável que vamos ter uma mudança de paradigma no mundo das placas gráficas topo de gama! Com muitos entusiastas já prontos a mudar de fonte de alimentação.

Ao fim ao cabo, as novas RTX 4080/4090 deverão ser capazes de ultrapassar os 600W de TDP! Com os modelos OC a ultrapassarem, de forma assustadora, este valor, isto enquanto uma hipotética RX 7900 XT pode andar pelos 450~500W.

Está pronto para a nova geração? As coisas estão a aquecer!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estava a contar comprar agora uma placa gráfica, com a recente baixa de preços? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.