WhatsApp, Messenger e iMessage… A funcionar em conjunto?

Quando se pensa no mundo dos smartphones, pensamos imediatamente num mundo de conectividade sem limites, onde é possível contactar qualquer pessoa, em qualquer canto do mundo, quando bem entender. No entanto, entre ecossistemas, ainda existem algumas barreiras na comunicação, especialmente quando se fala do iMessage da Apple.

Pois bem, esse tipo de barreira pode ter os dias contados, visto que a União Europeia está novamente a bater o pé aos monopólios das grandes empresas tecnológicas.

WhatsApp, Messenger e iMessage… A funcionar em conjunto?

Portanto, a União Europeia chegou a acordo para limitar o controlo que as grandes empresas tecnológicas têm no mercado de comunicação mobile. Assim, está na hora de dar as boas vindas à nova DMA (Digital Market Act), que tem como grande objetivo banir as práticas anti-concorrência, o que por sua vez, pode vir a fazer com que os serviços de conversação tenham de começar a interagir entre si.

Obviamente que isto parece ser algo gigante no mundo dos smartphones, por isso, ainda temos que esperar para ver o que isto vai dar. Ou como quem diz, como é que a Apple vai tentar fugir às novas normas.

O que significa tudo isto?

Pois bem, o parlamento, conselho europeu, e a própria comissão, concordaram que os maiores serviços de conversação mobile (como o iMessage, WhatsApp, etc…) terão de abrir mão dos seus monopólios, e começar a interagir entre si, e com plataformas de menor relevo. Ou seja, tem de ser possível enviar/receber mensagens, vídeo, áudio e ou fotografia, através de qualquer serviço deste tipo.

Não é ainda claro como é que os grandes serviços, nomeadamente os exclusivos de certos ecossistemas, como é o iMessage no mundo Apple, terão de se adaptar a esta nova realidade.

Contudo, nem tudo é bom nesta medida!

Ao fim ao cabo, com a abertura de todas as plataformas de conversação, temos outros problemas associados, como a possível falta de privacidade. Afinal de contas, permitir a interoperabilidade, ao mesmo tempo que se mantém todas as funcionalidades de segurança e encriptação vai ser uma tarefa extremamente complexa.

Além de tudo isto, o DMA também vai atrás de outras práticas anti-concorrência! Ao implementar a proibição de ‘pacotes’ de serviços vindos da mesma entidade, começar a tornar normal a instalação de apps de outras plataformas fora dos ecossistemas Google Play e App Store, entre outras…

Contudo, apesar de termos aqui muita coisa potencialmente positiva para o mercado, o DMA ainda não está finalizado. Aliás, nem sequer está em fase de aprovação. Ainda assim, é esperado que tudo isto passe e seja eventualmente implementado, isto mesmo que existam algumas mudanças.

Ademais, está pronto para um novo mundo na comunicação? Pode estar mesmo prestes a acontecer!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também