Inicio Especiais Foi roubado ou perdeu a carteira? O que fazer online e quanto...

Foi roubado ou perdeu a carteira? O que fazer online e quanto custa!

Há dias em que tudo muda e nas piores circunstâncias possíveis. Uma simples ida a um centro comercial pode transformar-se num verdadeiro pesadelo. Onde há multidões é preciso cuidados redobrados e eu e a minha companheira aprendemos isso da pior forma possível. Na sexta feira e sem darmos conta abriram a mala da minha mulher no Centro Vasco da Gama e ficámos sem a carteira. Na realidade, sem as carteiras. A minha e a dela. Felizmente não tinham dinheiro porque somos muito mais adeptos dos pagamentos eletrónicos. Infelizmente estava lá tudo. Cartões de credito, cartas de condução, cartões de cidadão, de saúde e muito mais. Ou seja, em segundos a nossa vida ficou virada do avesso.

Quando isto acontece há passos essenciais a dar e a Internet pode dar uma excelente ajuda. Dizemos sempre que em Portugal nada funciona, mas como pude constatar nada disso corresponde à verdade. Neste artigo vou explicar-vos como podem recuperar rapidamente deste problema, os perigos e quanto vos custa esta brincadeira.

Para além disso, vou explicar como podem fazer online e ainda pouparem algum dinheiro e sobretudo tempo! 

a carteira

Ficou sem a carteira? Comece por cancelar os cartões de crédito, débito e outros como o Universo

A primeira coisa a fazer quando fica sem a carteira é sem sombra de dúvidas cancelar os cartões, quer sejam se débito ou de crédito. Muitas pessoas pensam ah eu tenho PIN por isso era preciso muito azar para conseguirem fazer algo.

Errado e isto é válido tanto para os cartões de debito como se crédito.

Nos de débito a grande probabilidade é que os seus cartões já permitam pagamentos contactless. Ou seja é so encostar o cartão ao terminal e já está. Assim é possível fazer compras até 20 Euros sem estar a introduzir o pin. Claro que ainda assim há um limite de pagamentos contacless. Se fizerem mais se 4 seguidos inferiores a 20 Euros no quinto já vai ser necessário colocar o PIN mesmo que seja inferior ao valor que referi anteriormente. Ainda assim, logo aqui, podem perder 80 Euros. Não e uma fortuna, alguns podem dizer. No entanto somando ao que vamos ter de gastar para recuperar tudo também não são peanuts.

a carteira

Com os de crédito o problema pode ser mais grave. Também dão para despesas de baixo valor, sem PIN, e quem quiser fazer alguma aquisição online só precisa da parte da frente e da parte traseira do vosso cartão. Claro que ninguém no seu juízo perfeito vai comprar produtos físicos para entrega numa determinada morada com um cartão roubado. Ainda assim e possível comprar software ou outros produtos digitais mais imediatos.

Ou seja cancelar tudo é a primeira medida a tomar! Felizmente até ao momento do cancelamento não tinha qualquer tipo de transações. No meio do azar alguma sorte.

Agora quanto é que isto custa em caso da perda da carteira e claro dos cartões?

Bem claro que os valores podem variar um pouco mas no caso de perda ou furto de um cartão contem sempre com pelo menos uns 17 Euros mais comissões para a emissão de um novo cartão. Se for mais que um, como era o nosso caso, é só multiplicar-se pelo número de cartões.

a carteira

Quem tem um cartão Universo, o preço é um pouco mais barato. Ainda assim é necessário pagarmos 10 Euros para a emissão do novo cartão. Na linha Universo 707 100 622 são extremamente prestáveis e cancelam logo o cartão. Até podem pedir um cancelamento temporário se ainda tiverem esperança de recuperar o cartão.

Quanto a prazos o tempo é sempre o mesmo, ou seja, 10 dias úteis.

a carteira

Entretanto, se precisarem mesmo do cartão multibanco para as vossas despesas do dia-a-dia, qualquer instituição bancária emite um cartão temporário na hora.

Vou então dizer-lhe os números que pode usar para cancelar rapidamente os cartões. Se o seu banco for a Caixa Geral de Depósitos ligue para o 218 422 424.

Para cancelar o cartão multibanco do Millennium BCP ligue 214 704 402. No caso do Montepio deverá ligar para o 217 241 635 ou 707 102 626.

Entretanto, se tiver uma conta no Santander Totta então os números são 217 807 364 ou 707 212 424.

Se tiver o BPI, utilize os contactos 217 207 700 e 226 072 266.

Já para o Novo Banco utilize os números 707 247 365 e 218 557 705.

Apresentar queixa nas autoridades

Isto é mandatório para a sua segurança quando fica sem a carteira. No caso de perder todos os documentos está sujeito a ter problemas numa operação stop ou em qualquer outra situação em que necessitem dos vossos documentos. Para além disso vai demorar algum tempo até ter os novos documentos de volta. Por esse motivo, dirija-se à esquadra mais próxima e reporte a situação.

a carteira

Eu desloquei-me à esquadra da zona onde o problema ocorreu mas não é necessário. Pode ser qualquer uma.

Atenção. O comprovativo da participação que derem na esquadra não substitui qualquer documento como me foi explicado. No entanto reduz muito as hipóteses de sermos autuados pela falta deles. Claro que será sempre uma questão de bom senso por parte de quem nos interpela.

Para além disso a queixa é importante por outros motivos. Se alguém tentar fazer alguma coisa com os seus documentos de identificação têm uma prova que já tinham reportado a falta de documentos.

Hoje em dia, conforme me foi explicado já é mais difícil fazer-se algumas coisas que se faziam no passado a nível de burlas e afins. Contudo ainda existem alguns esquemas e como tal mais vale prevenir do que remediar quando ficamos sem a carteira.

Obter a segunda via da carta de condução online

Depois da queixa e dos cartões cancelados é altura de recuperarmos mais documentos perdidos. Falo da carta de condução e do cartão de cidadão.

Estas duas situações podem ser resolvidas online e presencialmente também.

Vamos começar pela carta de condução.

Felizmente o IMTT tem um site que funciona muito bem e seguindo esta ligação podemos facilmente usar o portal das finanças para nos autenticarmos e depois criarmos a nossa conta.

a carteira

Logo a seguir podemos solicitar a segunda via da carta de condução. Atenção, que quando solicitarmos a segunda via será gerada uma referência para procedermos ao pagamento. No entanto, esta referência é-nos indicada mas não fica logo disponível. Como nos é referido, é 24 horas depois, ou seja no dia seguinte. Por isso se tentarem pagar logo a seguir não vão conseguir. Tentem no dia seguinte e já vai dar.

O preço para a segunda via da nova carta é de 27 Euros. Normalmente seria 15 Euros para condutores de idade igual ou superior a 70 anos e 30 Euros para os restantes condutores. Ao utilizar este sistema e uma vez que está a eliminar grande parte da intervenção humana e a poupar recursos tem direito a desconto. Assim, no meu caso, paguei 27 Euros.

Depois de pagarmos, praticamente no minuto a seguir, recebemos uma guia de substituição da carta de condução para utilizarmos enquanto não chega a carta de condução. Imprimiam e coloquem na carteira.

Recuperar o Cartão de Cidadão quando fica sem a carteira

O Cartão de cidadão é a parte que mais preocupa as pessoas. Felizmente podemos cancelar este cartão de imediato via online e até procedermos à renovação para obtermos uma segunda via.

No primeiro caso, nem sequer é necessária autenticação!

Aqui encontra mais informações sobre como cancelar o seu cartão. No entanto, posso adiantar que uma boa opção é ligar para a linha (+351) 211 950 500 que está disponível todos os dias e 24 horas por dia. Nessa linha aconselharam-me a esperar 4 dias para verificar se os documentos apareciam. A explicação para isto é simples.

a carteira

Por vezes, quem apenas rouba as carteiras pelo dinheiro, acaba por as deitar fora e os documentos aparecem mais tarde. Tem havido muito casos desses e posteriormente muitas pessoas ligam a tentar retirar o cancelamento e isto não é possível.

Assim, espera-se esses dias e caso não apareça nada liga-se para essa linha ou então é possível cancelar aqui sem autenticação ou aqui com autenticação. Depois de o cancelar se estiverem reunidas as condições pode “renovar” online. Para isso pode visitar esta ligação.

Ao nível dos preços e tempo de emissão do cartão varia de acordo com a pressa que tiver e também se o faz online ou presencialmente. Nesta última modalidade, se puder esperar 7 dias úteis paga 15 Euros. Se quiser em 3 dias, paga 30 Euros. Se quiser no mesmo dia ou no dia a seguir tem uma taxa de urgência e paga 50 Euros.

Ou seja, são os problemas de ficarmos sem a carteira em caso de perda ou furto.

Entretanto se fizer online e puder esperar 7 dias paga 13,50 Euros. 

E pronto basicamente é isto que tem de fazer para recuperar de uma situação tão chata, como ficar sem a carteira. Ainda dá origem a uma despesa que pode ser superior a 100 Euros. No entanto, seguindo estes passos conseguem poupar algum dinheiro por fazerem a maioria dos processos online e poupam muito tempo.

Espero sinceramente que isto que nos aconteceu e que me levou a escrever este artigo possa ajudar alguém. Tenham muito cuidado com as multidões e especialmente com os centros comerciais em altura de enchentes. Conseguem roubar-nos tudo e nem damos conta.

Já lhe aconteceu ficar sem a carteira?

Como tratou dos documentos? Conte-me tudo nos comentários. Também posso ajudar a esclarecer alguns pontos ou a ajudar em alguns processos.

Veja aqui outros esquemas de roubo que estão a atacar na Internet. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

(Rumor) Monitores Xiaomi de 240Hz e 360Hz a começar nos 125€?

Não é novidade para ninguém que a Xiaomi tem apostado forte e feio nos 'ecrãs', ou seja, nas TVs e monitores. Ao fim ao...

Sem notificações de mensagens no Android Auto? Resolva já!

A Google lançou o Android Auto 5.6 há algumas semanas. Dito isto, enquanto todos esperavam uma experiência de utilização melhorada, as coisas afinal não...

Google Fotos acaba de receber uma novidade! Já a encontrou?

A Google não para de atualizar as suas aplicações. Quer seja, o Maps, o Gboard, o Lens, ou outras, tudo tem merecido a atenção...

WhatsApp recebe uma mega-novidade que todos querem!

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...

Samsung Galaxy A02: quanto vale o novo smartphone económico?

Ainda ontem dizia que a Samsung fez um excelente trabalho com os smartphones Galaxy das gamas A e M. Isto a propósito de uma...