Inicio Android Há um novo esquema de roubo! Cuidado com os telefonemas!

Há um novo esquema de roubo! Cuidado com os telefonemas!

Atualização: Se tem o sistema operativo Android já tem uma forma simples de ficar mais protegido contra este esquema. O segredo está nesta app sobre a qual escrevi aqui. Configurem tudo muito bem e rapidamente estará livre desta ameaça e de outras também que podem levar ao roubo de muito dinheiro.

Mas afinal do que se trata este esquema telefónico? 

De uma forma geral já nos habituámos a receber emails falsos que não têm outro propósito senão deitarem a mão às nossas informações pessoais. De facto, os conhecidos como esquemas de phishing não param de aumentar e sobretudo de ficarem mais sofisticados. É que já não somos abordados apenas por email, mas também por SMS e inclusivamente por chamadas telefónicas. Já vimos casos de supostos veterinários a enviarem mensagens a quem perdeu o seu animal de estimação referindo que os encontraram e que trataram deles e que agora é necessário pagar um determinado valor. Já vimos casos de chamadas telefónicas a pedirem dados bancários que resultam num roubo, enfim tudo é possível.

Há um novo esquema de roubo! Cuidado com os telefonemas!

Um dos casos mais recentes aproveita as chamadas telefónicas para tentar roubar dinheiro às pessoas. E atenção porque não é assim tão difícil cairmos neste esquema.

Na prática e conforme refere o banco BPI num alerta estão a ser feitas algumas chamadas telefónicas, por indivíduos que se fazem passar por colaboradores do BPI, que têm como único objetivo a obtenção ilícita de dados pessoais para posterior utilização fraudulenta no BPI Net, BPI APP ou no BPI Net Empresas.

roubo

No decorrer destas chamadas, os Clientes são questionados sobre operações que não reconhecem, sendo informados de seguida que serão enviados códigos SMS para anular as operações suspeitas. Estes códigos SMS servem para realizar as referidas operações fraudulentas.

Dito isto, se receber uma comunicação semelhante não deve fornecer quaisquer dados, principalmente códigos de SMS. A melhor ideia será de facto desligar de imediato a chamada. Depois, no caso do BPI, deve contactar a linha 800 200 102. Pode também usar o +351 217 207 761 caso não se encontre em Portugal.

Tenha em conta que nem o BPI nem qualquer outro banco solicitam informações sobre os códigos de autorização enviados por SMS, o preenchimento do cartão pessoal de coordenadas ou validação do número de telemóvel. 

Dito isto, as coordenadas que entretanto foram extintas este mês e os códigos de autorização SMS apenas são solicitados para confirmar operações iniciadas pelo Cliente.

Assim, tenha muito cuidado com o que diz ao telefone.

Entretanto como se não bastasse as chamadas temos também os ataques por SMS.

Tudo começa quando a pessoa recebe uma mensagem SMS como a que está presente na imagem abaixo. Ao contrário das entidades oficiais onde normalmente surge o nome da instituição MONTEPIO, ou outra, nesta aparece um número vulgar. Este é logo o primeiro sinal de alerta. Depois a mensagem acaba por assustar quem a recebe, levando o utilizador a agir mais rapidamente. Assim indica que o utilizador foi desativado por questões de segurança. Ou seja, deixou de poder aceder ao seu banco online. Para resolver terá de visitar uma ligação.

roubo

Quando visita esta ligação chega a uma página falsa, mas que é muito semelhante ao ecrã fidedigno que dá acesso à sua conta. Aí é solicitado que coloque o utilizador e o pin de acesso. Quando o faz são solicitados ainda mais dados. Dito isto, é pedido o número de telemóvel, o número de contribuinte, o cartão de cidadão e a data de nascimento. Ou seja, informações muito úteis para que seja possível atestar a identidade de alguém por telefone. Escusado será dizer que se der todas estas informações fica em risco e poderá ter surpresas de que não estava à espera.

roubo

É sempre muito importante estarmos atentos ao sinais de alerta.

Logo à partida vemos que o site falso está desatualizado em relação à imagem atual do Montepio. Isto para quem usa o banco online. Para além disso recebe a SMS a partir de um número “normal” e isso nunca acontece. Depois temos os erros em português que denunciam que algo não está bem. Isto já para não falar do url fora do vulgar que aparece no browser.

roubo

Em suma, agora mais do que nunca tem de estar atento ao que chega por SMS. É que numa situação de pressa podemos estar a fornecer os nossos dados a utilizadores mal intencionados e quem vai sofrer é a nossa conta bancária.

De facto há mil e um esquemas de roubo que chegam de todas as formas. Chamadas telefónicas, email e SMS. É por esse motivo que é extremamente importante estar atento! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

A evolução da tecnologia no mundo dos automóveis não para, nem pode parar. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que a...

Android: Telegram acaba de receber muitas novidades!

A conhecida aplicação de mensagens Telegram é sem dúvida uma das maiores concorrentes do WhatsApp. Dito isto anunciou novidades para utilizadores Android. Ainda por...

Honor 10X Lite: uma aposta interessante por 213 Euros

A Honor que por enquanto continua a ser uma submarca da Huawei anunciou o Honor 10X Lite. Apesar de ter sido lançado inicialmente na...

A NVIDIA vai lançar a sua RTX 3060 Ti no dia 17 de Novembro

Como deve saber, as placas de gama média 'Ampere' RTX 3060 e RTX 3060 Ti estão mais que confirmadas, apesar de ainda não termos...

Apple admite problema no som dos AirPods Pro. Veja o que fazer!

A Apple publicou uma nova página de suporte no seu site relacionada com um problema que alguns utilizadores do AirPods Pro estão a ter....