Fim do mining? As novas RTX 30 da NVIDIA já foram testadas!

Como deve saber, além do lançamento das novas RTX 3080 Ti e RTX 3070 Ti, a NVIDIA também anunciou que toda a sua gama RTX 30 irá agora receber uma revisão no GPU, que basicamente irá trazer para cima da mesa um novo tipo de limitação à prática do mining. Uma mudança que também muda o nome destas placas, com a adição da nomenclatura LHR (Lite Hash Rate).

Nota: Toda a gama RTX 30 irá ter versões LHR, menos a mais cara RTX 3090. A NVIDIA entendeu que como é uma placa mais ‘pro’, e por isso, é mais cara… Os utilizadores devem poder fazer o que quiserem com ela. Ou seja, a limitação ao mining irá existir até ao modelo RTX 3080 Ti.

As novas placas gráficas RTX 30 da NVIDIA já foram testadas! Fim do mining?

mining rtx 30

Portanto, as novas RTX 30 LHR já foram testadas, mais especificamente as RTX 3060 LHR e RTX 3080 Ti LHR. Por isso, já temos uma ideia de como a nova solução da NVIDIA funciona no mundo real. Mas vamos aos resultados!

A nova RTX 3060 LHR chegou aos 21 MH/s a 119W, um valor estável, que começou logo no início do worload, algo que não acontecia anteriormente, visto que a placa minava normalmente, e apenas após levar um ‘check’ das drivers, diminuia o output. (Antes começava nos 40 MH/s, e baixava progressivamente até aos 20 MH/s).

No gaming, a performance é exatamente a mesma, o que claro está descansa alguns gamers.

Entretanto, a RTX 3080 Ti, apesar de não ter o sufixo ‘LHR’, tem o mesmo exato limitador. Não tem a nova nomenclatura porquê? Na verdade, é muito simples! O LHR serve para distinguir as novas RTX 3060, 3070 e 3080 das versões antigas. A RTX 3080 Ti não tem uma versão antiga, por isso, não faria muito sentido incluir o nome.

Quanto à performance em mining da placa, a mesma está limitada a 58 MH/s a 199W. O que mais uma vez confirma a limitação de 50% no mining de Ethereum.

Será o fim do mining de placas gráficas? Os stocks vão voltar ao normal?

Obviamente que temos de ter em conta que a chegada destas placas está a ser conciliada com um ‘crash’ no mundo das criptomoedas. Por isso, além do limitador, a procura por placas poderosas (e caras) também está um pouco mais baixa.

Ainda assim, dizer que vai tudo voltar ao normal, e que vai ser tudo um mar de rosas, é demasiado otimista. Afinal de contas, a procura continua muito alta, e ainda temos a praga dos scalpers à espera do lançamento das novas unidades. Temos de esperar para perceber.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também