Smartphones: Carregar a bateria até aos 100% é um erro!

Carrega o seu telemóvel até aos 100% todos os dias? Está a cometer um erro! Especialmente se tem um telemóvel e carregador equipados com tecnologias de carregamento rápido, que apesar de muito úteis, acabam por trazer um outro problema para a equação, o aumento de temperatura.

Smartphones: Carregar a bateria até aos 100% é um erro!

Smartphones carregar bateria

Portanto, apesar de todos nós fazermos isto, a verdade é que carregar qualquer aparelho eletrónico até aos 100% de bateria é um erro crasso. Sabe qual é a regra de ouro para o carregamento de uma bateria? É a regra dos 80/20!

Afinal de contas, caso não saiba, uma bateria de iões de lítio entra em níveis elevados de stress quando está acima dos 80%, ou fica abaixo dos 20% de carga. Entretanto, estes níveis de stress aumentam significativamente quanto mais perto estiver dos 0% ou 100%.

Muito resumidamente, o carregamento de 99% para 100% é muito mais difícil e nefasto para a bateria, do que o carregamento de 49% para 50%. Isto mesmo tendo em conta que estamos a falar da mesma exata percentagem de carga (1%).

Então… É boa ideia NUNCA chegar aos 100%?

Não é isso que estamos a dizer. Os 100% existem para serem utilizados, caso realmente precise deles.

Por isso, se por ventura precisa da capacidade total da sua bateria, para fazer face a um dia intenso de trabalho, use-a. No entanto, se por acaso está à espera de ter um dia mais ligeiro de trabalho, e até tem um carregador perto de si durante todo o dia, tente não ultrapassar os 80%. Tente também sempre carregar com a bateria acima dos 20%.

A bateria irá agradecer, e claro, o seu smartphone irá durar mais tempo nas suas mãos. Tudo isto porque a bateria irá envelhecer mais lentamente, com estes cuidados extra, que verdade seja dita, não são assim tão difíceis de cumprir.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também