Auto: filtro de ar do motor interfere com o ar condicionado?

No que diz respeito ao seu automóvel essencialmente tem de se preocupar com dois filtros de ar. Um deles já deve ter visto sempre que leva o seu carro para uma mudança de óleo. O mecânico apresenta-lhe um filtro poeirento sugerindo que o substitua para maximizar o fluxo de ar no seu automóvel. Este é o seu filtro de ar do habitáculo e pode ter um impacto dramático na qualidade do seu ar condicionado. Em alternativa, o seu automóvel está também equipado com um filtro de ar do motor. Mas o filtro de ar do motor interfere com o ar condicionado?

Auto: filtro de ar do motor interfere com o ar condicionado?

Embora os dois possam parecer semelhantes, um tem um papel muito mais importante a desempenhar para manter o seu veículo a funcionar de forma óptima. A substituição regular de um deles melhora o desempenho do seu ar condicionado, enquanto a substituição do outro mantém o seu veículo a funcionar corretamente.

Uma vez que o filtro de ar do motor impede a entrada de partículas nocivas no motor, tem um impacto direto no desempenho do seu veículo. Se o seu veículo não estiver a funcionar corretamente, é provável que diferentes componentes estejam a ser afetados. Entre eles, podem estar o aquecimento e o arrefecimento. Assim, embora o filtro de ar do motor possa não ter um impacto imediato na eficiência do funcionamento do ar condicionado, se for ignorado, um filtro sujo pode reduzir indiretamente o seu desempenho.

O que faz exatamente o filtro de ar do motor?

Localizado debaixo do capô o filtro de ar do motor desempenha um papel crucial no desempenho do seu veículo. O filtro foi concebido para limpar o ar que é aspirado para o motor através do coletor de admissão, que é utilizado no processo de combustão para impulsionar o seu veículo.

Sem um filtro de ar do motor, os contaminantes podem chegar ao motor e causar danos consideráveis. O ar não filtrado pode causar problemas nos pistões e paredes dos cilindros do motor, o que, com o tempo, pode levar a problemas de consumo de óleo e desempenho. Se o seu motor não estiver a receber ar limpo suficiente, pode “sufocar”, o que reduz a sua potência e diminui a eficiência em todo o veículo. Um dos sistemas que pode ser afetado por um motor sujo é o ar condicionado.

Se conduz um veículo mais moderno, pode reparar que o ar condicionado perde um pouco de qualidade durante uma aceleração forte. Isto deve-se ao facto de muitos veículos mais recentes estarem equipados com um relé que desliga o ar condicionado quando o acelerador está muito aberto. Tudo para garantir que o motor está a receber muita potência para acelerar. Um motor com uma manutenção deficiente, como um com um filtro de ar sujo, é menos eficiente e requer mais potência.

O filtro de ar do habitáculo

Uma vez que o filtro de ar do motor pode afetar indiretamente o sistema de ar condicionado do seu veículo, pode questionar-se se o contrário é verdade. Ter um filtro de ar do habitáculo sujo pode causar problemas no motor? Afinal, sim, um filtro entupido pode ter um efeito adverso no seu motor. No entanto, não é tão imediato como o efeito que um filtro de motor sujo pode ter no arrefecimento do habitáculo.

Entretanto quando o filtro de ar do habitáculo está entupido, o fluxo de ar do sistema de arrefecimento do seu automóvel diminui, causando uma perda de fluxo de ar no seu veículo. Para compensar, como o habitáculo não estará à temperatura desejada devido à restrição do fluxo de ar, o sistema HVAC trabalhará mais. Quando o sistema de arrefecimento do habitáculo do seu veículo tem de trabalhar mais, tenta extrair mais potência do motor. Num veículo que não tenha uma manutenção adequada, esta necessidade de potência pode resultar no sobreaquecimento do motor, especialmente durante os meses de verão, quando o carro já pode estar quente.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Deve carregar o seu veículo elétrico todas as noites?

Esta é uma pergunta que quem tem um veículo elétrico ou vai comprar faz com muita frequência. Afinal de contas este pode ser um...

O seu carro elétrico vai perder bateria acima desta temperatura!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Água oxigenada: o grande truque para a máquina de lavar

Com o passar do tempo as máquinas de lavar roupa podem acumular uma série de problemas. O calcário é um deles. No entanto, há...

Esta é a melhor forma de limpar a máquina de lavar roupa!

As máquinas de lavar roupa deixam as nossas peças de vestuário limpas, a cheirar bem e frescas. No entanto é fácil esquecermo-nos como é...

Trocar de smartphone: Qual é a melhor altura?

Como deve imaginar, a Leak.pt testa dezenas de smartphones todos os anos, repartidos pelas diferentes gamas de preço deste mercado, como tal, temos uma...

Smartphones dobráveis: Apple não quer e os outros não vendem!

Como estamos fartos de dizer, o smartphone dobrável já não é, de todo, uma grande novidade para ninguém atento ao mundo mobile. Afinal, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados