Files do Google vai apagar ficheiros antigos do seu smartphone!

Um dos grandes problemas dos smartphones são normalmente os muitos ficheiros que se vão acumulando. Entretanto aqueles que acabam por ocupar mais espaço são fotos e vídeos antigos. Ora para quem utiliza aplicações como o Google Fotos que armazena tudo na Cloud chega a ser redundante manter essas imagens no smartphone. Em breve o Files do Google vai dar uma ajuda e garantir um dispositivo bem limpo ao apagar ficheiros antigos. Isto através de uma coisa chamada Smart Storage, ou se preferirem, armazenamento inteligente.

Files do Google vai apagar ficheiros antigos do seu smartphone!

Files do Google apagar

Esta novidade chega aos smartphones através do Files do Google, como referi acima, e se ativar essa opção então prepare-se para dizer adeus às fotografias antigas e vídeos que estejam no smartphone. Isto se elas já tiverem sido carregadas para o Google Fotos. No entanto e para dar algum descanso aos utilizadores isto não é imediato. Assim, os conteúdos locais só são apagados 60 dias depois de já estarem na cloud.

Não é a primeira vez que esta novidade chega aos dispositivos Android. De facto, em 2016, o Android Nougat introduziu uma função com o mesmo nome. Fazia o mesmo mas estava integrada no próprio sistema operativo. A nova versão não. Só está disponível no Files do Google. Entretanto lembro que o Google Fotos também permite fazer algo semelhante. No entanto, o processo é manual.

Para já esta função parece estar restrita apenas a smartphones Pixel mas deverá chegar a outros equipamentos em breve.

Esta app está disponível através da Play Store aqui.

Lembro que neste momento já há um novo design para a app Files do Google, especialmente em dispositivos que estão a correr o Android 12. Apesar das funções se manterem praticamente as mesmas, existe um número significativo de otimizações.

A alteração mais notória no Files do Google é a barra de navegação inferior. Anteriormente sabíamos qual o separador selecionado pela cor azul. Agora temos um aspeto muito mais cuidado.

Também a barra superior está diferente. Continua o logo e o botão de pesquisa. No entanto, a sombra foi-se embora. A barra superior agora passa do branco para o azul quando se faz scroll como refere o site 9to5Google.

Outra mudança significativa foi a mudança de fontes. Assim passou-se da Roboto para a nova Google Sans Text.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!