Files by Google: segredo do Google Fotos foi descoberto?

A Google está a lançar um update para a app Files by Google que adiciona uma nova pasta Favoritos à aplicação. Esta novidade já tinha sido detetada pelo XDA em Agosto do ano passado, quando desmontou o APK, que é como quem diz, o ficheiro desta aplicação. No entanto, o que parece ter ficado de fora, pelo menos para já, é o caixote do lixo. Ainda assim há mais boas notícias, como descobriu o XDA quando analisou o novo código. Mas o que é que isto tem a ver com o Google Fotos? Já lá vamos!

Files by Google: prepare-se para todas as novidades a chegar!

A Google começou a disponibilizar o Files by Google v1.0.362806406 através da Play Store e sem dúvida que o grande destaque é a pasta Favoritos que referi acima. Para adicionar novos ficheiros a essa basta basta carregar por cima deles e depois no menu de três pontos. Depois é escolher a opção Adicionar aos Favoritos no menu.

Files by Google

Para aceder a esta pasta só tem de ir ao separador Explorar e selecionar a nova opção Favoritos. Isto vai abrir uma lista de todos os ficheiros favoritos. Como não é de estranhar os ficheiros adicionados aos favoritos estão marcados com uma estrela.

Entretanto uma análise ao código da nova versão revela mais alguns pormenores interessantes.

Logo à partida esta app está a preparar uma nova interface relacionada com o armazenamento interno. Na prática revela facilmente o que está a ocupar mais espaço.

Files by Google

O segredo que pode ajudar na transição para um plano pago do Google Fotos 

Mas há outra grande novidade que pode estar relacionada com um aspeto de que falei ainda hoje. O Google Fotos. É que esta ferramenta vai ter a capacidade de apagar fotos que não estejam em condições. Ou por estarem desfocadas, ou por serem demasiado escuras ou por não terem qualidade. Ora isto leva-nos a pensar que esta novidade pode chegar em Junho.

Files by Google

Como pode ler aqui no mês de Junho e antes do Google Fotos passar a ser pago, a Google vai disponibilizar uma nova ferramenta gratuita que vai permitir encontrar e remover fotos desfocadas, escuras e outras com qualidade baixa. Tudo, como diz a própria Google, para o ajudar a manter dentro do espaço que possui. Ou dito de outro modo, para não ter de pagar mais. Pode muito bem ser esta ferramenta.

Para além disso ficamos a saber que no Files by Google a aplicação de transferências nativa é trocada pelo Nearby Share.

O site XDA conseguiu ativar algumas das funcionalidades e assim tiraram capturas de ecrã para percebermos como tudo vai funcionar.

Entretanto se quer passar a usar já os favoritos pode atualizar a sua aplicação através da Play Store. Está disponível neste link.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também