(Análise) Xiaomi Redmi Note 10 Pro: Gastar muito para quê?

(Análise) Xiaomi Redmi Note 10 Pro: A gama de smartphones Xiaomi Redmi Note é inegavelmente uma das mais populares para os consumidores que realmente valorizam um produto de qualidade a um preço apelativo. Ou seja, se é fã de um telemóvel BBB (Bom, Bonito e Barato), a gama Redmi da Xiaomi foi criada a pensar em si.

Pois bem, dito tudo isto, está agora na altura de dar as boas vindas aos Redmi Note 10, uma gama que tem como bandeira o novo Redmi Note 10 Pro!

Um aparelho que é basicamente a prova viva de que os smartphones baratos estão a ficar simplesmente brutais. Afinal de contas, com um ecrã AMOLED capaz de chegar aos 120Hz, um design super premium, e ainda uma lente principal de 108MP… Temos um smartphone pronto a rebentar com o mercado!

Mas vamos por partes.



(Primeiras impressões) Xiaomi Redmi Note 10 Pro: OLED, 120Hz… Como!? (Pode comprar por 279€)

Portanto, o Redmi Note 10 Pro é o modelo mais poderoso da gama, ao contar com um ecrã AMOLED de 6.67” (FHD+) capaz de chegar aos 120Hz. É um telemóvel impressionante para o preço, mas antes de falarmos um pouco das minhas primeiras impressões, vamos olhar para a lista de especificações.

Especificações Técnicas:

  • Ecrã: 6.67” FHD+ AMOLED (120Hz)
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 732G
  • RAM: 6GB ou 8GB
  • Armazenamento: 64GB ou 128GB de armazenamento
  • Câmeras Traseiras: 108MP + 8MP + 5MP
  • Câmera Frontal: 16MP
  • Bateria: 5020 mAh (Dia inteiro de uso intensivo sem grandes dificuldades)
  • Sistema Operativo: MIUI 12 (Android 11)

Design

redmi note 10 pro

Antes de mais nada, um telemóvel da Redmi é quase sempre focado no desempenho preço, por isso, apesar da qualidade de construção típica da Xiaomi, não é normal ficar com aquele ‘feeling’ premium de um aparelho Samsung ou Huawei… Pois bem, foi exatamente isso que aconteceu com o Note 10 Pro!

Em boa verdade, este Redmi não parece pertencer à gama Redmi… Não consigo explicar melhor que isto, fiquei realmente impressionado com a leveza e espessura do aparelho. É um telemóvel que pede para ser tocado, tal e qual como a grande maioria dos topo de gama do mercado.

Especialmente no módulo de câmeras, que pode parecer estranho para alguns consumidores, mas que ao vivo, parece simplesmente imponente.

Mas vamos a coisas concretas!

O Redmi Note 10 Pro é um telemóvel grande, combinando um ecrã de 6.67” com um peso bastante significativo de 193g, sendo assim mais pesado que o iPhone 12 Pro, mas mais leve que o iPhone 12 Pro Max. Contudo, mesmo com estes valores, é um smartphone que não parece ser ‘demasiado’ para o dia a dia, devido às escolhas inteligentes da Xiaomi no design, especialmente na traseira curva e cantos arredondados.

Entretanto, é preciso referir que o Redmi Note 10 Pro é feito de plástico, mas ao contrário de vários smartphones topo de gama, como o Note 20 e S21/S21+ da Samsung, tem um efeito visual e toque muito similar ao vidro.

Curiosamente, ainda temos acesso a um headphone jack nesta máquina, bem como colunas stereo.

Ecrã

O ecrã é inegavelmente a estrela deste aparelho, ao oferecer uma qualidade de imagem também ela típica de um topo de gama, ao mesmo tempo que alcança os tão procurados e desejados 120Hz.

É verdade que por defeito, o smartphone vem com cores demasiado saturadas, mas isto é facilmente resolvido nas definições. Sendo um ecrã capaz de um excelente brilho, cores fidedignas, e claro, os 120Hz… São um sonho tornado realidade para esta gama de preço. A bateria pode sofrer um pouco com esta taxa de atualização, mas é exatamente por isso que temos uma célula de 5020 mAh.

Muito resumidamente, para o preço do Redmi Note 10 Pro, é impossível pedir mais. Afinal de contas, temos um ecrã AMOLED capaz de chegar aos 120Hz, com suporte a HDR10 e ainda vidro Gorilla Glass 5.

Este é o melhor ecrã para esta gama de preços.

Câmera

Posteriormente, esquecendo um pouco o ecrã, temos um sensor de 108MP, que obviamente não está ao nível do S20, Note 20 ou S21 Ultra da Samsung, mas que faz um brilharete nesta gama de preços.

Especialmente quando está em ambientes com muita luz, onde o sensor é capaz de mostrar todos os seus músculos sem grandes dificuldades. (Contudo, não temos estabilização ótica de imagem!)

O sensor ultra-wide não é tão impressionante como o sensor principal, mas também é capaz de ‘safar’ boas fotos, desde que as condições de luz sejam boas. Curiosamente, a lente macro é de qualidade, algo muito raro nesta gama de preços, sendo o mesmo exato sensor que podemos encontrar no Mi 11.

Ora veja alguns exemplos:

Ultra-Wide

Modo Auto

 

Modo Noite

Performance e Autonomia

O SoC deste menino não é obviamente o melhor que a Qualcomm tem para oferecer, no entanto, em termos de desempenho nas tarefas diárias, e autonomia, temos aqui um telemóvel capaz de cumprir toda e qualquer tarefa que lhe atirar para cima. Ao mesmo tempo que oferece uma autonomia capaz de aguentar um dia inteiro de uso intenso.

É um smartphone muito equilibrado e que lhe irá encher as medidas, mesmo que seja um utilizador exigente.

Conclusão

Em suma, e no geral, o Redmi Note 10 Pro é um telemóvel que irá muito provavelmente ser a escolha do consumidor que quer um telemóvel poderoso, capaz de oferecer algumas características ‘Premium’, mas que se recusa a dar o dinheiro que as grandes marcas pedem pelos seus topo de gama.

Este aparelho é a prova que a gama baixa e gama média está a ficar brutal, e que claro, não é preciso gastar 1000 ou mais euros para ter um grande telemóvel. É um aparelho que impressiona, e que está dentro da estratégia da Xiaomi para a sua gama Redmi, que verdade seja dita, está cada vez melhor.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também