Saiba como falsificar a sua localização no Android!

Sabia que devido à sua localização geográfica, existem conteúdos restringidos pelas aplicações dos seus aparelhos!? Mas como muitas vezes, o fruto proibido é o mais apetecido, é inegável que por vezes gostaríamos ter acesso a conteúdos extra em jogos ou aplicações, que só foram disponibilizados em alguns países. Uma lista, onde claro está, o nosso país não se encontra. É por isso que nasce esta situação de se falsificar a localização no Android. Mas já lá iremos.

Como é que estas restrições funcionam?

Na verdade, é muito simples. As aplicações têm quase sempre acesso total aos dados de localização do nosso dispositivo. Por isso, se por ventura existir conteúdo ‘geolocked‘, é muito fácil determinar se o utilizador tem ou não acesso ao mesmo.

Saiba como falsificar a sua localização no Android!

GPS, satélite, falsificar a sua localização

Portanto, dito tudo isto, muitos de vocês já devem ter pensado porque será que não se cria algo que simule a nossa localização. Pois bem... Quem disse que tal coisa não existe?

Afinal de contas, visto que a necessidade de contornar as restrições associadas à localização já foi sentida por muitos utilizadores. Já foram criadas algumas abordagens para falsificar a localização de determinados aparelhos. Como é o caso do smartphone.

Contudo, apesar de serem várias as abordagens para contornar esta limitação, algumas não funcionam em diversas aplicações. Sim! Existe defesa contra este ‘engano’. Ou seja, algumas aplicações conseguem aceder à sua localização em tempo real. O que acaba por complicar todo o processo, mas não o torna impossível.

Vamos por partes nesta questão de falsificar a localização no sistema operativo Android. 

Resumidamente, o processo de falsificação da sua localização consiste em fornecer dados de GPS personalizados para o nosso smartphone. Isto em vez de fornecer dados dos satélites.

Pré-requisitos

  • Bootloader do dispositivo Andorid desbloqueado. Caso o bootloader do seu smartphone não possa ser desbloqueado, este método infelizmente não funciona.
  • Um PC Windows.
  • Uma recuperação personalizada como TWRP .
  • Magisk e Magisk Manager.
  • Aplicação de isolamento do armazenamento .
  • Smali Patcher para PC.
  • Aplicação de GPS falso .
  • Uma folha de papel alumínio.
  • Uma capa para o seu telefone.
  • E, por fim, um pouco de paciência.

Apos certificar-se de que tem todos os pre-requisitos em seguida são apresentadas todas as etapas que deve seguir.

Nota: Esteja ciente do que esta a fazer, e no caso de acabar com o telemovel bloqueado, certifique-se de que sabe como restaurar.

1ª Etapa: Desbloquear o bootloader.

No caso do bootloader do seu smartphone estar bloqueado. Deve fazer um backup dos seus dados, visto que o processo desbloqueio vai apagar tudo. Siga o fórum XDA para perceber como deve proceder.

Ou seja, pesquise pelo seu dispositivo e siga cuidadosamente o tutorial. Afinal, para cada dispositivo, o tutorial é diferente.

2ª Etapa: Instalação da recuperação (Recovery).

Esta etapa é importante para posteriormente instalar o Magisk e o Magisk Manager. Assim, recomendamos a recuperação TWRP caso esta esteja disponível para o seu dispositivo.

Saiba mais aqui.

3ª Etapa: Root!

Nesta etapa, siga o guia de instalação do Magisk. Uma vez instalado o Magisk, deve aceder ao mesmo, e seguir até às configurações e nessa secção procurar pela opção MagiskHide.

4ª Etapa: Instalação da aplicação de isolamento do armazenamento.

Deve ser agora feito um isolamento de armazenamento. Este impede que outras aplicações leiam o conteúdo do armazenamento interno do seu aparelho. Ou seja, por outras palavras, impede que outras aplicações percebam se o dispositivo está ‘rooted’.

Após ser isolado o armazenamento, são escolhidas as aplicações onde se deseja falsificar a localização. Dito isto, deve ir às definições da aplicação, escolher a aplicação onde pretende falsificar os dados de localização. E de seguida, ativar a opção de isolamento.

falsificar a sua localização

Ainda nesta etapa, deve escolher a opção pastas acessíveis de modo a habilitar o acesso a pastas como a DCIM e Downloads.

5ª Etapa: Usar o Smali Patcher

Agora deve fazer download do Smali Patcher no PC, e de seguida conectar o seu smartphone ao mesmo.

Após tudo feito e ligado, execute o Smali Patcher e na opção de patch, selecione os locais que deseja simular. Finalizada a escolha dos locais a simular, clique em ADB Patch e deixe acontecer.

Este passo é importante. Visto que de seguida, deve ir à pasta do Smali Patcher, de forma a meter as mãos num novo ficheiro zip. Assim, este ficheiro zip deve ser copiado para o armazenamento interno do smartphone. Depois de copiado, reinicie o dispositivo para a recovery TWRP. Lá terá de instalar o zip.

Este ficheiro atualizado é responsável pela escolha de um lugar falso. Isto, sem acionar os mecanismo de deteção destas irregularidades.

6ª Etapa: Instalação da aplicação Fake GPS

Neste passo, instale a aplicação Fake GPS Location – GPS JoyStick. Deve instalar a partir do site do developer, visto que a versão da Play Store é mais limitada.

Entretanto, quando finalizado o download da aplicação Fake GPS Location – GPS JoyStick, deve em seguida instalar e abrir a mesma, escolhendo a opção “modo de privacidade”. Neste modo permite que o nome dos pacotes sejam alterados para algo que não seja fácil de detetar por aplicações que examinam a lista de aplicações.

Para prosseguir pressione em gerar.

Após gerar, devemos escolher um nome para a cópia da aplicação que foi criada e em seguida instalar essa aplicação criada. Para finalizar esta etapa, em seguida é aconselhada a desinstalação da aplicação GPS JoyStick original.

falsificar a sua localização

Finalizados estes passos, deve seguir ate às definições -> opções de desenvolvedor -> e selecionar a aplicação de localização fictícia, e ai nesse ponto deve escolher aplicação acabada de instalar.

7ª Etapa: Diminuir conectividade real do GPS.

Visto que os smartphones mais recentes passam a vida ligadas ao GPS, é necessário, de alguma forma, enfraquecer esta conexão.

Entretanto, para ajudar, a evitar que uma aplicação ou jogo fique a alternar entre a localização real e a localização falsa, deve utilizar papel de alumínio, colocando-o entre o smartphone e a capa.

Nota: Antes de mais nada, deve certificar-se que este cobre toda a parte de trás e as partes laterais do seu dispositivo.

8ª Etapa: Utilize a app Joystick GPS para falsificar a localização

falsificar a sua localização

9ª Etapa: Utilizar o dispositivo que deseja falsificar a localização.

Por fim, após todas estas etapas, pode abrir o dispositivo e começar a falsificar a localização como bem entender.

Em suma, já não precisa de sair de casa para estar onde quiser virtualmente, numa aplicação ou jogo!

falsificar a sua localização

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
João Sousa
Desde cedo sempre procurei estar a par das novidades tecnológicas acabando por seguir carreira na vertente das tecnologias. Conhecer o estado da arte atual nas diferentes tecnologias preenchem os meus dias pois gosto de estar sempre na vanguarda do conhecimento.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!