Falha no TikTok pode ter revelado o seu número de telemóvel!

Pode ser muito perigoso associarmos o nosso número de telemóvel a serviços e aplicações online. No entanto em muitos casos é mesmo necessário para os podermos usar. O grande problema disto é que pode ocorrer uma falhar de dados e assim essas informações podem cair na Internet. Escusado será dizer que isto pode levar a muitos problemas e outros propósitos maliciosos. Mas afinal no que consiste a falha no TikTok?

Falha no TikTok pode ter revelado o seu número de telemóvel!

Ora a Check Point Research descobriu que o TikTok teve um destes problemas entre mãos. Na prática é uma falha de segurança que permite que um criminoso roube dados como números de smartphone, através do localizador de amigos.

tiktok falha

De acordo com os investigadores esta vulnerabilidade permite aos atacantes fazerem uma base de dados com as informações dos utilizadores e os números de smartphones respetivos. Ora com esses dados em seu poder, as pessoas podem-se aproveitar para atividades de spear phishing ou outras acções criminosas. Assim esta empresa de segurança aconselha as pessoas a partilharem o mínimo de informações no que diz respeito aos dados pessoais.

Se não for necessário, não partilhem!

Entretanto o TikTok já corrigiu esta falha e não parece ter sido explorada. Pelo menos até agora.

tiktok falha

Estes leaks são realmente muito perigosos. Recentemente um bot no Telegram andavam a vender mais de 500 milhões de números de smartphones que tinham sido roubados do Facebook em 2019.

Nenhuma plataforma está livre de problemas. Ainda recentemente se falou de um problema semelhante no WhatsApp.

O WhatsApp Web, a versão que podemos utilizar a partir de qualquer browser, está a expor os números de telemóvel dos utilizadores. Isto porque tudo isso está a ser indexado pelo motor de pesquisa da Google. É por isso que surge este alerta sobre o WhatsApp Web. Mais vale utilizar a aplicação se estiver num PC ou Mac.

Alerta WhatsApp Web: o seu número pode já estar na Internet!

Apesar de muitas pessoas recorrerem apenas ao WhatsApp nos dispositivos móveis, outras pessoas utilizam o WhatsApp Web no PC quando estão no trabalho.

tiktok falha

A propósito disto um investigador de segurança revelou algumas capturas de ecrã que mostram os números publicamente disponíveis na Internet.

Ele revelou que esta fuga de informação se deve ao WhatsApp Web. Pode ler mais sobre isto aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub