Facebook roubou durante anos informação do seu Android


Por em

Há alguns dias, um cidadão da Nova Zelândia andou a vasculhar os dados que o Facebook recolheu sobre si num arquivo que fez download no site oficial da rede social, as descobertas foram no mínimo surpreendentes.

Foi assim que este homem descobriu algo desconcertante, ao rever a informação que a rede social tinha dos seus contactos, descobriu também que o Facebook tinha cerca de 2 anos de informação de chamadas e mensagens, incluindo nomes, números de telefone e até a duração de cada chamada.

  • Pode também fazer download das informações que o Facebook tem sobre os seus contactos nesta página.

Facebook roubou

Em resposta a um email do portal ‘Ars-Technica’, um porta-voz do Facebook respondeu:

“A parte mais importante das aplicações e serviços que o ajudam a conectar-se com outras pessoas é garantir que estas encontrem as pessoas que você quer realmente interagir com. Por isso, na primeira vez que faz log-in numa rede social ou aplicação de mensagens através do seu telemóvel, este irá imediatamente começar o upload da sua lista de contactos, é uma prática normal.”

Dizendo ainda que o upload destas informações é opcional e a instalação da aplicação pede explicitamente a permissão à lista de contactos.

O Facebook usa esta informação para o seu algoritmo de recomendação de amigos.

Mas mesmo que os utilizadores não dêem esta permissão, podem ter dado toda esta informação sem qualquer tipo de conhecimento devido ao sistema de permissões antigo do Android. Que se por acaso acesso à lista de contactos antes da versão 4.1 deste sistema operativo, também iria dar acesso ao registo de chamadas e mensagens por defeito.

É verdade que o Facebook oferece uma maneira para os utilizadores apagarem toda a informação registada, mas não é claro se isto apaga apenas os contactos, ou se apaga também o registo de chamadas e mensagens.

Claro que se realmente dá importância à sua privacidade, não deve dar permissão de acesso aos seus contactos em qualquer aplicação deste tipo. E mais uma coisa, deve também dar uma vista de olhos mais profunda aos dados que fez download na página em cima, pois também inclui todos os dados que o Facebook vendeu sobre si para publicidade, entre outras coisas.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Instagram com novidades na biografia. Atualize já!

As especificações completas do Huawei P20 chegaram à Internet!

Seguinte