Se há algo que aprendemos com o escândalo da Cambridge Analytica que remonta a 2018, é que os dados pessoais que temos no nosso Facebook têm realmente algum valor. Exemplo disso, é o facto desta empresa ter mentido à maior rede social do mundo e ter pago quantias elevadas para obter os dados. No entanto na maioria das vezes nem temos noção de tudo o que já fizemos nesta rede social. É que realmente o Facebook sabe muito sobre nós. Dito isto, vamos explicar-lhe como descarregar tudo do Facebook desde que criou a conta.
Descubra tudo o que o Facebook sabe sobre si!
Solicitar os dados
Clique nesta ligação para aceder à secção onde pode iniciar o download de todos os dados que o Facebook contém.
Entretanto é obrigatório selecionar um intervalo de datas. Se quiser os dados desde sempre é só escolher Sempre.
Depois temos de ir ao final da página e darmos um clique onde diz Pedir um descarregamento.
Nessa altura recebemos uma notificação que diz estamos a criar uma cópia das tuas informações.
Atenção que pode demorar um pouco, conforme informa o Facebook, até que tudo seja reunido. Tudo o que terá de fazer é aguardar que o processo esteja concluído.
Depois é descarregar o ficheiro.
Quando o download estiver concluído, abra a pasta onde guardou o ficheiro ZIP, eventualmente a pasta downloads. Extraia os conteúdos do ficheiro ZIP e posteriormente clique no ficheiro com o nome “index.htm”. Agora já está a olhar para tudo aquilo que o Facebook sabe sobre si. Vamos agora explicar como pode “ler” esses dados.
Como verificar os dados
O Facebook organiza os seus dados de uma forma muito simples. Na esquerda tem a categoria dos dados, sendo que na direita verá tudo aquilo que se encontra nessa categoria.
No separador “Perfil” encontra todos os dados básicos que já forneceu ao Facebook, mesmo aqueles que não estão visíveis publicamente no seu perfil (relacionamentos passados, por exemplo). Tem também uma lista de todos os filmes e programas de TV a que já assistiu ou dos quais falou no Facebook. Isto faz sentido porque os anunciantes vão sempre querer saber aquilo que anda a ver.
No segundo separador alusivo aos contatos vai encontrar todas as pessoas a quem está ligado, ou até mesmo a quem já não está.
Nas secções de cronologia, fotografias, vídeos e amigos encontra aquilo tudo que já conhece. Nestas secções não se encontra nada que já não esteja visível no seu perfil.
Já na secção de mensagens encontra os registos de todas as conversas que já teve desde que criou uma conta no Facebook.
Na parte destinada aos eventos e como não é de estranhar revela todos os convites que já teve.
A secção de segurança já tem muito que se lhe diga. Lá encontra todos os locais e as horas em que entrou no Facebook pela primeira vez. Vai encontrar de certeza alguns smartphones antigos, restaurantes e até casas que lhe serão familiares.
Eis que chegamos à secção Publicidade. Esta é provavelmente a parte mais alarmante da lista, pois revela todos os anúncios em que já deu um clique e todos os anunciantes que têm as suas informações.
Finalmente existe a secção de aplicações, onde pode ver tudo aquilo que está associado ao seu Facebook.
Mas também há outra forma de acedermos às nossas informações sem estarmos a descarregar nada.
Assim basta irmos a esta ligação e podemos ficar a conhecer todas as informações, nomeadamente as pessoas de quem fomos amigos ao longo do tempo e já não somos e muito mais.