Fabricantes de SSDs estão a mudar o TBW! Culpa é do mining

O aparecimento da moeda virtual Chia, que depende do mining através de drives de armazenamento, sejam elas HDD ou SSD, trouxe algumas mudanças muito interessantes para a indústria. Especialmente nas garantias, mas curiosamente, também na forma como alguns SSDs começaram a ser produzidos.

Afinal de contas, depois de várias fabricantes terem vindo a público anunciar que a garantia não iria ser válida caso os seus produtos fossem utilizados na prática do mining de moedas virtuais. Também temos outras fabricantes a mudar alguns componentes de forma a aumentar as margens de lucro, e talvez pior que isto, temos fabricantes a mudar o TBW (durabilidade do SSD), de forma silenciosa, nas páginas dos produtos.

Fabricantes de SSDs estão a mudar o TBW! Culpa é do mining

ssd

Portanto, o exemplo mais recente é o da PNY, que reduziu o TBW (TeraBytes Written) para o seu SSD NVMe XLR8 CS3030 em quase 80%. Caso não saiba, o TBW é basicamente o valor da durabilidade do SSD, referindo a quantidade de dados que poderá ser escrita até a drive deixar de funcionar.

Esta mudança foi feita sem qualquer tipo de anúncio, o que claro está, poderá enganar vários consumidores que forem ler reviews da altura do lançamento. Afinal, são informações que já não estão atualizadas.

Curiosamente, não existem mais mudanças de relevo, seja de velocidade, ou de capacidade. Ainda assim, nas drives de 2TB e 500GB, o TBW desceu de 3115 e 800 para 660 TBW e 170 TBW, respetivamente. Entretanto, o modelo de 1TB tem uma queda de 78,4% na durabilidade (de 1665 TBW para 360).

Dito tudo isto, segundo a PNY, as mudanças devem-se a duas razões:

  • Aumento da procura de SSDs super rápidos para o mining de Chia.
  • Escassez de chips de memória NAND Flash.

No entanto, isto não faz muito sentido. Sim, o mining de Chia afeta a durabilidade de qualquer SSD, sendo capaz de ‘matar’ uma drive de 500GB em menos de 40 dias. No entanto, este tipo de mining apenas escreve ficheiros no SSD, e claro, o TBW serve para isso mesmo, para quantificar a quantidade de dados que o SSD é capaz de escrever nos seus chips de memória. Por isso, se as drives estão a ‘morrer’ mais cedo, é porque o TBW anunciado na altura do lançamento estava completamente errado. Aparentemente, uma falha de 80%!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também