Memória RAM: Outra desculpa para aumentar preços?

Com o grande aumento da procura por tecnologia nestes tempos pandémicos, vimos também uma inversão na tendência de queda de preço da memória. Tanto da memória RAM como da memória NAND Flash que dá vida ao armazenamento SSD.

Estamos a falar de uma tendência de queda que já se mantinha há vários anos, e que apesar de ter trazido muitas dores de cabeça para as fabricantes, que tiveram de arranjar maneira de escoar stock antes do lançamento da nova geração de memória DDR5. (Primeiros módulos chegam ao mercado nos próximos meses!).

Foi algo muito bem recebido pelos consumidores, que tiveram assim a oportunidade de comprar mais memória RAM (e mais rápida), a preços mais baixos.

Mas meus amigos, com o COVID, isso acabou. Aliás, mesmo agora, que de certa forma já ultrapassamos a pandemia, a tendência parece continuar a ser de subida. Seja a procura, desastres naturais, faltas de eletricidade, ou erros das fabricantes, tudo serve para aumentar os preços.

Memória RAM: Outra desculpa para aumentar preços?

ram aumentar

Portanto, a gigante da memória SK Hynix admitiu hoje que produziu um grande lote de wafers com defeito, lote esse, que foi mesmo enviado para as parceiras. O tamanho parece ser de 240 mil wafers, o que equivale a menos de 10% da produção total do mês, visto que a fabricante é capaz de produzir 1.8 milhões de wafers por mês.

Entretanto, a empresa já veio a público dizer que está a trabalhar com as parceiras que receberam estes wafers, de forma a recuperá-los e substitui-los. A SK Hynix tentou desvalorizar a situação ao afirmar que os defeitos acontecem, e que a taxa não está assim tão longe daquilo que é normal na indústria.

Ainda assim, numa altura em que todos os wafers contam, ver 240 mil com defeito, em uma das maiores fornecedoras, pode trazer um novo aumento de preço para o mundo da memória. Vamos esperar para ver o que isto vai dar.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também