Se a sua banda larga não está a acompanhar o ritmo das suas necessidades digitais diárias, talvez seja altura de fazer algumas pequenas mas significativas alterações. É claro que as suas velocidades gerais serão controladas pelo seu fornecedor de serviços Internet (ISP). No entanto ter em atenção a posição do seu router Wi-Fi e mudar outros pormenores pode dar-lhe um aumento de velocidade inesperado. Eventualmente é isto que está a causar estragos no Wi-Fi em sua casa!
Coisas como fornos micro-ondas, televisores e o facto de estar dentro de um armário podem prejudicar a ligação, mas há muitas outras coisas que podem estar a causar estragos na sua banda larga.
Assim há várias coisas que são más para o sinal e vale a pena tomar nota, pois uma pequena mudança pode acelerar seriamente as coisas.
Por isso, se quiser ter uma melhor ligação, tem de ter atenção a isto!
O que causa mais estragos no Wi-Fi em sua casa?
Espelhos
Os espelhos podem ser o seu melhor amigo antes de sair de casa. No entanto não são os melhores amigos do Wi-Fi, e isso não é bom, tendo em conta a quantidade de espelhos que temos espalhados pelas nossas casas.
Se tiver o tipo errado de espelho no sítio errado, isso pode causar estragos no seu sinal Wi-Fi.
Os espelhos não reflectem apenas a luz visível – reflectem também frequências invisíveis, incluindo o WiFi. Na verdade, é o suporte metálico no interior do espelho que é responsável por todos os reflexos e, dependendo da espessura e do ângulo em que é montado, este material pode enviar o sinal WiFi diretamente para o local de onde veio.
Se tivermos um espelho numa parede na extremidade da casa, isso não causará problemas de WiFi, porque o sinal não precisa de passar através dele. Ou seja, o facto de ser refletido não é um problema. O problema surge quando se tem um espelho numa parede interna que o WiFi precisa de atravessar, especialmente se estiver perto do router WiFi.
As plantas
Elas tornam a sua casa mais acolhedora, mas as plantas podem sugar a vida do sinal Wi-Fi. As piores são as mais densas, pois podem bloquear o router e diminuir a velocidade.
A maioria das plantas é composta por cerca de 80-90% de água. Por isso, se tiver uma planta de casa grande e densa perto do seu router, pode absorver o sinal Wi-Fi.
Muitas vezes, há ar livre suficiente em torno da folhagem para que o sinal WiFi passe. No entanto, se a planta for suficientemente densa, pode começar a absorver o sinal WiFi, dependendo da sua localização. Recomendamos que mantenha os vasos de plantas a pelo menos alguns metros de distância do seu router e, se tiver plantas de casa densas, tente evitar colocá-las entre o router e os seus dispositivos online.
Aquários e vasos
Os aquários e os vasos podem parecer bonitos, mas mantenha estes acessórios comuns afastados do router, pois não são definitivamente os melhores amigos da banda larga.
A água actua como uma esponja para o sinal WiFi. Se tiver um grande recipiente com líquido perto do seu router, como um aquário, isso pode destruir as suas velocidades WiFi.
Este é um problema particular se tiver um grande aquário. Neste caso, o aquário pode agir quase como uma parede impenetrável para o sinal WiFi, bloqueando quaisquer dispositivos do outro lado de obter velocidades de download decentes.
Outros recipientes de água grandes também podem constituir um problema – os vasos são um culpado comum. Os vasos pequenos não devem causar um grande problema, desde que estejam a pelo menos dois metros de distância do router. No entanto, se tiver um vaso grande, tente posicioná-lo de forma a que o sinal WiFi não tenha de passar pelo vaso para chegar à sua smart TV, portátil ou Xbox.
Monitores para bébés
Não vai querer ficar sem um se tiver uma nova adição à família, mas mantenha os monitores de bebé afastados do seu router. Quando estes dispositivos transmitem ou recebem dados, podem interferir com o seu sinal WiFi.
Muitos monitores para bebés, especialmente os mais antigos, utilizam os 2,4Ghz – a mesma frequência utilizada pelo WiFi. Por isso, quando o seu monitor de bebé está a ser utilizado, pode reparar que os dispositivos mais afastados do router já não conseguem ficar online e pode também ter velocidades de transferência mais lentas.
Também já vimos monitores de bebé de vizinhos causarem problemas em apartamentos, terraços e casas geminadas. Se o seu vizinho utilizar o modelo errado de monitor de bebé no local errado, isso pode arruinar o WiFi da porta ao lado.
Para ultrapassar as interferências, a melhor solução é mudar para um modelo de monitor de bebé que não utilize a banda de frequência de 2,4 GHz.