Inicio Especiais Estados Unidos apertam o cerco! Xiaomi em apuros?

Estados Unidos apertam o cerco! Xiaomi em apuros?

Quando começou a caça americana à Huawei devido a supostas questões de segurança nacional, especulou-se muito acerca de que empresas poderiam ser as próximas. Nessa altura, aparentemente, tudo estava relacionado com o 5G. Como tal, só empresas como a ZTE e a Huawei é que poderiam eventualmente ter problemas. No entanto, o que anteriormente parecia certo agora já não é. Ou seja, poderá a Xiaomi estar em apuros com os Estados Unidos?

Estados Unidos apertam o cerco e Xiaomi pode ficar em apuros!

De facto, na altura até fiz um artigo onde analisava se a Xiaomi poderia ser incluída nesta possível lista de entidades, isto a propósito de uma campanha de marketing onde este fabricante deu uma bicada à Huawei. Pode ler aqui. No entanto, uma vez que a Xiaomi fabrica “apenas” smartphones e outros equipamentos (não de conetividade) era pouco provável que sentisse a pesada mão americana. Agora tudo parece mudar. E isto porque há várias empresas chinesas a serem incluídas nesta lista de entidades e várias nem sequer estão minimamente relacionadas com o 5G.

Estados Unidos Xiaomi apuros

As novas empresas na mira dos Estados Unidos

Em meados de 23 de Julho, o governo americano acabou de incluir a OFILM, um dos principais fornecedores de lentes OV. Os parceiros da OFILM incluem vários fabricantes de smartphones como Xiaomi, Huawei, OPPO, Vivo, Lenovo, Samsung e Sony. Além disso, também fez parceria com fabricantes de automóveis, como a Geely Automobile, SAIC Motor e Changan Automobile.

A OFILM afirma que sempre cumpriu as leis e regulamentos e protege totalmente os seus direitos legais.

Estados Unidos Xiaomi apuros

Mais recentemente uma nova ordem americana impede que empresas americanas e indivíduos se envolvam em transações comerciais com o TikTok. Aliás, na prática com a ByteDance. O mesmo aconteceu com o WeChat, uma plataforma de comunicação que também pertence a uma empresa chinesa. Isto está a dar muito que falar e parece que o TikTok quer processar a administração Trump. Pode ler mais sobre isto aqui.

Xiaomi pode realmente ficar em apuros com os Estados Unidos?

A Xiaomi tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade e está a conquistar utilizadores em todo o mundo. De facto, na Europa, até conseguiu ultrapassar recentemente a Huawei e isto salta à vista de Trump.

Estados Unidos Xiaomi apuros

A Canalys revelou os rankings referentes ao segundo trimestre na Europa e mostrou o top de cinco fabricantes na região. Dito isto, a Huawei passou de terceiro para quarto na Europa, tendo sido ultrapassada pela Xiaomi.

Esta empresa afirmou que as duas marcas foram responsáveis por 17% das vendas europeias no terceiro trimestre. A Xiaomi atingiu os 7,1 milhões de unidades na Europa durante esse período, ficando à frente da Huawei em cerca de 100.000 unidades. Entretanto a Huawei enfrenta um declínio ano a ano de 17%, enquanto a Xiaomi registou um crescimento de 65% em comparação com o ano anterior.

A entrada em solo americano

A Xiaomi tem vindo a adiar a entrada nos Estados Unidos. No início de 2018 dizia-se que ia entrar no final do ano. Mais tarde, Wang Xiang, o vice-presidente da Xiaomi afirmou que sua empresa se ia expandir para os Estados Unidos em 2019. Isto não aconteceu. Mais tarde falou-se em 2020, mas tudo parece ter sido novamente adiado.

Estados Unidos Xiaomi apuros

No entanto, eventualmente nem vai ser preciso adiar. É que pode muito bem acontecer que seja banida, antes de tentar.

Os Estados Unidos poderiam ser um mercado muito importante para a Xiaomi. Aliás os equipamentos estão lá de forma não oficial através do eBay e não só. No entanto a um preço mais alto. Conseguir ganhar o mercado americano, seria um passo rumo ao número 2 e ao número 1. Mas pisar em solo americano, Trump não deve deixar. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Gosta de terror? Nem sabe o que vai chegar à Netflix!

Durante os últimos tempos, temos recebido uma série de novos conteúdos na Netflix dos mais variados estilos. Que vão desde a ação, passam pelo...

NVIDIA: RTX 3090 é apenas 10~15% mais rápida que a RTX 3080

Pois bem, depois das primeiras informações a apontar para um acréscimo de performance um pouco desapontante... Agora foi a vez de a NVIDIA avançar...

Google Maps vai dizer-lhe onde anda o COVID-19!

A Google tem colocado lembretes, avisos e informações acerca do COVID-19 em muitos dos seus serviços há já algum tempo. De facto, dificilmente conseguimos...

(Análise) Minecraft Dungeons Hero Digital Edition

Ah Minecraft, as memórias que eu tenho de em 2009 estar na minha mina a cavar à procura de diamantes ao som de Pink...

RTX 3060 vai oferecer a performance da RTX 2080 por ~400€!

Como dissemos ontem, a Galax deixou fugir algumas informações acerca do futuro da gama de placas NVIDIA GeForce RTX 30! Ao confirmar o lançamento...