Inicio Especiais Última hora: TikTok prepara contra-ataque a Donald Trump

Última hora: TikTok prepara contra-ataque a Donald Trump

O TikTok pode processar a administração Trump devido aos mais recentes desenvolvimentos nos Estados Unidos. Esta informação é avançada pelo site NPR este sábado que cita uma fonte envolvida neste processo que está para chegar. Lembro que uma recente ordem americana impede que empresas americanas e indivíduos se envolvam em transações comerciais com o TikTok. Aliás, na prática com a ByteDance. O mesmo aconteceu com o WeChat, uma plataforma de comunicação que também pertence a uma empresa chinesa.

Estados Unidos: TikTok prepara contra-ataque a Donald Trump

Segundo o que pode ler-se nos fundamentos para estas novas decisões, estas aplicações recolhem dados que podem permitir ao partido comunista chinês aceder a informações pessoais e proprietárias dos americanos.

Entretanto um analista da CIA referiu à Casa Branca que apesar de ser possível para o governo chinês aceder a estes dados, não existem provas concretas que o tenham feito. Isto foi algo referido pelo jornal New York Times.

TikTok Estados Unidos

O processo que vai ser submetido pelo TikTok refere que esta ordem é inconstitucional uma vez que não deu à empresa visada a hipótese de se defender. Para além disso, o processo refere também que a questão utilizada referente à segurança nacional se baseia em especulações e pouco mais.

No início de Julho tanto Donald Trump como o Secretário de Estado Mike Pompeo referiram que estavam a analisar uma forma de acabarem com a aplicação TikTok nos Estados Unidos. Entretanto, o jornal New York Times referiu que a Microsoft estava em conversações para uma potencial aquisição desta plataforma. Já em Agosto a Microsoft anunciou isto publicamente – dias antes de Trump ter proibido a app no seu país.

Entretanto o site Business Insider que avançou com esta notícia acerca do processo refere que um professor de direito da Universidade de Nebrasca refere que isto não vai ser assim tão simples. É que a ordem de Trump para banir o TikTok e o WeChat pode chocar com muitas coisas que estão consagradas na primeira emenda.

Ou seja, isto ainda vai dar muito que falar.

Leia também:

Nem o League of Legends, Valorant e PUBG se safam de Trump!(Abrir num novo separador) Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Não tem nada para ver na Netflix? Veja estes filmes e séries!

A Netflix é bastante conhecida em todo o mundo devido às suas brutais aquisições quando o assunto é cinema. Afinal de contas, existe muito...

Crysis 4 vai ser lançado em breve! Será que o seu PC aguenta?

Apesar de ainda nada ter sido oficialmente revelado acerca deste novo jogo, parece que a Crytek vai mesmo satisfazer a vontade dos fãs e...

Xbox Series X vs PlayStation 5: só uma vence nas especificações!

A XBOX Series X e a PlayStation 5 já estão à venda em todo o mundo. A procura é muita, embora por questões de...

A AMD quer ajudar a NVIDIA e Intel… Mas não quer ajudar muito!

Caso não saiba, as novas placas da AMD trazem uma nova tecnologia bastante curiosa que permite ao processadores Ryzen 5000 ter acesso à totalidade...

Motorola lança smartphone topo-de-gama atrasado em 2021

A Motorola regressou ao segmento dos topos-de-gama em Abril. Dito isto, as coisas parecem estar a correr bem e não há muitas intenções de...