Última hora: TikTok prepara contra-ataque a Donald Trump

O TikTok pode processar a administração Trump devido aos mais recentes desenvolvimentos nos Estados Unidos. Esta informação é avançada pelo site NPR este sábado que cita uma fonte envolvida neste processo que está para chegar. Lembro que uma recente ordem americana impede que empresas americanas e indivíduos se envolvam em transações comerciais com o TikTok. Aliás, na prática com a ByteDance. O mesmo aconteceu com o WeChat, uma plataforma de comunicação que também pertence a uma empresa chinesa.

Estados Unidos: TikTok prepara contra-ataque a Donald Trump

Segundo o que pode ler-se nos fundamentos para estas novas decisões, estas aplicações recolhem dados que podem permitir ao partido comunista chinês aceder a informações pessoais e proprietárias dos americanos.

Entretanto um analista da CIA referiu à Casa Branca que apesar de ser possível para o governo chinês aceder a estes dados, não existem provas concretas que o tenham feito. Isto foi algo referido pelo jornal New York Times.

TikTok Estados Unidos

O processo que vai ser submetido pelo TikTok refere que esta ordem é inconstitucional uma vez que não deu à empresa visada a hipótese de se defender. Para além disso, o processo refere também que a questão utilizada referente à segurança nacional se baseia em especulações e pouco mais.

No início de Julho tanto Donald Trump como o Secretário de Estado Mike Pompeo referiram que estavam a analisar uma forma de acabarem com a aplicação TikTok nos Estados Unidos. Entretanto, o jornal New York Times referiu que a Microsoft estava em conversações para uma potencial aquisição desta plataforma. Já em Agosto a Microsoft anunciou isto publicamente – dias antes de Trump ter proibido a app no seu país.

Entretanto o site Business Insider que avançou com esta notícia acerca do processo refere que um professor de direito da Universidade de Nebrasca refere que isto não vai ser assim tão simples. É que a ordem de Trump para banir o TikTok e o WeChat pode chocar com muitas coisas que estão consagradas na primeira emenda.

Ou seja, isto ainda vai dar muito que falar.

Leia também:

Nem o League of Legends, Valorant e PUBG se safam de Trump!(Abrir num novo separador)

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Mobvoi mentiu? TicWatch Pro 3 e E3 não têm o SoC Wear 4100+

A Mobvoi é uma das empresas que mais aposta no mundo Google Wear OS, com a sua gama de relógios TicWatch. No entanto, parece...

Conta Google: se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Enganou-se? Anule agora mesmo um envio no Gmail!

Já aconteceu a todos enviarmos uma mensagem e depois arrependermo-nos. Isto porque dissemos o que não queríamos ou porque no segundo a seguir verificámos...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!