Está tudo a imitar a Apple. Sim! Mas há uma razão!

Como já deve ter percebido, os smartphones voltaram a mudar nos últimos anos, de forma muito curiosa para um design muito similar aquele que a Apple costuma apostar para a sua gama iPhone.

Porém, ao contrário de outros tempos, isto não foi pura e simplesmente imitação da filosofia de design ou estratégia de mercado. Lançar smartphones com designs menos “diferentes”, ou seja, com menos curvatura… É mais inteligente!

Está tudo a imitar a Apple. Sim! Mas há uma razão!

Este é o novo Pixel 9 Pro ou Pixel 9 Pro Ultra (Existem alguns rumores para uma adoção da nomenclatura Ultra)

Portanto, existe uma razão para o ecrã curvo está a desaparecer, bem como as curvaturas nas laterais dos smartphones. Sabe porquê? Não é apenas para imitar aquilo que a Apple anda a fazer com o iPhone!

Na realidade sem curvaturas, é possível aproveitar melhor o espaço disponível dentro do smartphone. Um espaço que é cada vez mais valioso, tal tem sido a evolução tecnológica.

Aliás, apesar do facto de a Apple já adotar um design deste tipo, é esperado que os próximos iPhone 16 Pro e Pro Max apostem num aumento do tamanho do ecrã, para claro, ganhar algum espaço dentro do smartphone propriamente dito, para o equipar com bateriais maiores, e hardware de captura de imagem também ele mais capaz.

Esta é uma tendência que veio para ficar, como podemos ver pelos leaks relativos aos novos Pixel 9 por parte da Google.

Vai ser tudo plano a partir de agora?

Não. Várias fabricantes Android, nomeadamente as fabricantes Chinesas, parecem continuar com alguma vontade de oferecer designs diferenciados, ainda baseados em curvaturas, seja no ecrã ou no próprio corpo do aparelho.

Mas… Aposto que é uma questão de tempo. Especialmente agora que vamos ver uma mudança nas estratégias de quem desenha e produz os chips que dão vida a este tipo de aparelho. O IA vai obrigar a uma maior exigência no lado do processamento, e por isso é muito provável que seja necessário arranjar mais espaço dentro dos smartphones para meter componentes mais poderosos, e claro, meter sistemas de refigeração mais avançados.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.