(Especial) O lançamento da PlayStation 5 está a ser ‘sabotado’!?

(Especial) O lançamento da PlayStation 5 está a ser ‘sabotado’!? – Estamos em 2020, uma altura em que temos acesso a uma quantidade brutal de informação no nosso smartphone, PC, tablet e até relógio de pulso. Contudo, isto não significa que não seja fácil, ou pelo menos possível (com algum esforço) controlar a opinião pública. Afinal de contas, se segue o mundo desportivo em Portugal, deve conhecer o termo ‘Cartilha’.

Pois bem, esta tentativa de tentar levar a opinião pública para um certo lado da barricada não acontece apenas no futebol… Nos jogos também é uma arma extremamente eficaz, especialmente quando estamos numa altura de ‘refresh’ no mundo das consolas, com o lançamento iminente da PS5 e Xbox Series X.

Dito tudo isto, é inegável que neste momento temos a Microsoft na frente da corrida, com a Xbox Series X já revelada, e especificações técnicas mais ‘apetitosas’ no papel. Isto, ao mesmo tempo que a Sony parece estar a coxear, com vários rumores de problemas no desenvolvimento da consola, bem como uma clara falta de noção na passagem da mensagem ao público. 

O que na minha opinião até é verdade (Aquele stream de Mark Cerny devia ter sido apenas e só para os estúdios!), é óbvio para qualquer um de nós que a Microsoft está neste momento a ganhar a luta do Hype! Contudo, também é verdade que parece existir um movimento contra os esforços da Sony.

(Especial) O lançamento da PlayStation 5 está a ser ‘sabotado’!?

o lançamento da PlayStation 5

Portanto, parece existir um movimento fortíssimo a tentar levar os consumidores a acreditar que existem problemas sérios na lado da Sony, de forma a retirar dos seus planos a compra da nova PS5. Ou seja, a ideia parece ser criar um ‘medo’ na cabeça das pessoas.

Mas vamos por partes!

Mark Cerny disse no recente stream ‘Road to PS5’ que tanto o CPU como o CPU irão ter energia (e cooling) suficiente para atingir as frequências máximas de 3.5GHz e 2.23GHz de forma continuada. Ou seja, que não irá ser necessário capar a performance de um componente, para ir buscar mais ao outro lado.

Contudo, na Internet, rapidamente se criou o consenso que a PS5 nunca iria conseguir fazer isto, e que a sua performance iria baixar bastante dos 10.28 TFLOPs, ficando pelos 9.2.

Além disto, alguns dias antes da revelação das especificações da PS5, começou a ser espalhado na Internet que a arquitetura do GPU da consola iria ser a RDNA 1.5 e não a RDNA 2 (que já tinha sido confirmada na Xbox Series X), um rumor completamente infundado, e que na verdade, nunca fez qualquer sentido.

Por último, tivemos muito recentemente o ‘leak’ seguido de vários ‘rumores’ que a PS5 estaria a ter problemas sérios com o sistema de cooling. No entanto, Mark Cerny já veio a público dizer que já existe uma solução super inteligente, que irá garantir ainda mais performance no final de todas as contas..

Em suma, a má informação, ou falta dela é normal e acontece em várias situações. Mas a verdade é que isto pode ser uma arma poderosíssima para arruinar tudo aquilo que a Sony tem feito com a PS5 e suas antecessoras. Afinal de contas, é fácil perceber que o ‘hype’ está agora no lado da Xbox. MSesmo tendo em conta que vários developers já vieram a público dizer que a consola da Sony irá impressionar contra a sua rival da Microsoft.


Para finalizar tudo isto, não vou dizer que a Microsoft está a pagar para manchar a imagem da Sony. Porque na verdade, acho que nem sequer precisa de o fazer. Visto que na minha mais honesta opinião penso que a Microsoft está a jogar muito bem o seu jogo! E que em paralelo, a Sony está a meter um pouco a pata na poça.

Ainda assim, ainda falta saber muita coisa acerca da próxima geração de consolas! Por isso, aconselho a todos os leitores que levem os rumores como aquilo que são… Apenas partes soltas da informação total!


(Especial) O lançamento da PlayStation 5 está a ser ‘sabotado’!? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 


Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também