(Especial) O Android é o SO mobile da Google. Mas nem sempre foi assim

Hoje em dia, o mercado de smartphones é completamente dominado pelo Sistema Operativo Android desenvolvido pela gigante Google. Ao fim ao cabo, temos centenas de fabricantes a utilizar a base deste sistema operativo em milhares de produtos diferentes, desde smartphones e relógios a televisões inteligentes.

Aliás, no mundo dos smartphones que é onde este software domina mesmo a sério, o Android possui cerca de 80% da quota de mercado, ficando o resto para o iOS da Apple.

Contudo… O Android não é uma invenção da Google! Sabe como nasceu este Sistema Operativo?

Android 10

Portanto, o Android foi originalmente criado por Andy Rubin em 2003, sob a criação da empresa Android, Inc. (É também o fundador da empresa que deu origem ao Essential Phone.)

Estamos a falar de uma pessoa super inteligente que tem cargos na Microsoft e Apple no seu currículo. No entanto, se acha que Andy ‘roubou’ algumas ideias ao iOS da Apple, temos de dizer que este abandonou a empresa 15 anos antes do lançamento do primeiro iPhone.

Pois bem, após a criação da firma Android, Inc. a Google decidiu meter as mãos no projeto, absorvendo a totalidade da empresa em 2005. Posteriormente, em 2007, foi criada a Open Handset Alliance que reuniu várias fabricantes de smartphones como a Samsung, Sony, Lenovo, etc… A ideia era fazer com que o Android fosse de todos e não apenas da Google.



O núcleo do Sistema Operativo Android é Open Source. Aliás, é devido a isto que o Huawei Mate 30 Pro continua a ser baseado no Android da Google, apesar de não contar com os tão desejados serviços e aplicações da empresa. É que o SO em si, está aberto para todos! Afinal de contas, se você quiser, pode desenvolver a sua própria versão do Android em casa.



É também por isto que temos outras empresas fora da Aliança previamente mencionada a desenvolver as suas próprias ROMs. Como é o caso da Amazon que produz os aparelhos Amazon Fire baseados neste sistema operativo, apesar de não utilizar a Google Play Store.

Em suma, o Android não foi originalmente criado pela Google. E na verdade, não é bem da Google, é de todos nós. No fundo, é um pouco por isto que os entusiastas ficaram de pé atrás com as proibições feitas à Huawei, especialmente sem provas concretas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

IKEA transforma secretárias num carregador sem fios

Se quer transformar a sua secretária num carregador sem fios então o IKEA tem exatamente o que precisa. O último produto pode ser adicionado...

NVIDIA RTX 40 – 5nm, 80 TFLOPs, memória GDDR6X, etc…

A NVIDIA já está a preparar a sua nova gama de placas gráficas, com tudo já calendarizado para um lançamento na segunda metade de...

Intel apostou nos 6nm da TSMC para a suas placas gráficas

Como deve saber, a Intel está prestes a fazer uma forte aposta no mundo das placas gráficas. Curiosamente, numa altura bastante interessante, visto que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!