Afinal é possível desbloquear o OnePlus 6 com uma foto

Com a chegada do iPhone X chegou também uma nova forma segura de desbloquear o smartphone, falo do Face ID, este é bem diferente dos desbloqueios encontrados na maioria dos terminais com o sistema Android, como no OnePlus 6, isto porque o da Apple utiliza reconhecimento facial 3D.

Estas fabricantes Android, utilizam um reconhecimento facial muito menos seguro, que pode ser enganado facilmente, tal como acontece agora com uns teste que fizeram ao OnePlus 6.

OnePlus 6 desbloquear

Na verdade, um proprietário mostrou que uma foto impressa é suficiente para enganar o desbloqueio facial do OnePlus 6.

Como você pode ver no vídeo seguinte, leva apenas alguns segundos para desbloquear o dispositivo com uma foto impressa. Também funciona com uma foto em preto e branco. De realçar o pouco esforço que é preciso para enganar o sistema. Podemos ver que a foto não tem grande qualidade nem está estática à frente do terminal.

Podemos recordar que a Google adicionou o a funcionalidade de desbloqueio facial no Android 4.0. Na altura a demonstração foi muito interessante, mas todos nós percebemos que era fácil enganar com uma foto do dono do terminal. A Google tentou melhorar e adicionou mais tarde um “teste de vivacidade”, que exigia que o utilizador piscasse os olhos. Mas mesmo isso era simples o suficiente para enganar com um vídeo ou foto animada para “piscar”.

Rapidez ou segurança..é preciso um equilíbrio.

O OnePlus decidiu não implementar o teste de vivacidade, muito porque este desacelera o desbloqueio. O grande problema que como o reconhecimento facial não é 3D nem tem o tal teste de vivacidade, a câmera frontal não consegue diferenciar entre uma superfície plana e uma face real. A Apple contornou isso usando um projetor de ponto IR para mapear rostos em 3D. Enquanto isso, o desbloqueio facial da Samsung funciona em conjunto com a leitura da íris.

Este problema é grave ! E espera-se que a OnePlus atualize o seu desbloqueio facial, para incorporar alguma segurança.

Pode interessar:

Nova publicidade revela modo Iluminação de Retrato do iPhone X

Apple quer que a Samsung pague mil milhões de dólares

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário