Apple quer que a Samsung pague mil milhões de dólares

A guerra entre Apple e Samsung já é antiga, muitas das vezes apenas resolvida em tribunal, e é desta forma que vai acontecer esta semana um julgamento em que a empresa de Cupertino pede mil milhões de dólares à empresa coreana por infringir as patentes de design.

Estes casos são recorrentes entre Apple e Samsung, e este em concreto já se arrasta deste 2012, quando a empresa coreana foi declarada culpada por violar patentes da empresa de Cupertino e assim obrigada a pagar, mas desde então a luta está na quantidade que deverá ser paga.

apple samsung

A questão central entre as duas empresas é se os danos causados devem ser apenas baseados no valor total do dispositivo onde foi baseado o design patenteado, ou se a Samsung deve pagar apenas uma taxa com base nos elementos específicos do smartphone que copiou.

Na opinião da Apple o valor a ser pago deve ser baseado no valor total do iPhone que foi “copiado”. Por outro lado a Samsung argumenta que deve pagar apenas uma quantia menor, com base nas partes idênticas ao iPhone.

“Eles querem lucros de todo o smartphone”, “As patentes de design da Apple não cobrem o smartphone inteiro. Eles têm direito a lucros somente em componentes [infratores], não no smartphone inteiro argumentou o advogado da Samsung, John Quinn”.

Quem via estar presente

Neste julgamento não vai estar presente o CEO da Apple, Tim Cook nem Jony Ive, mas Richard Howarth, diretor sênior da Apple Design Team, vai estar presente para discutir o processo de design, e Susan Kare também vai estar presente para falar sobre o design gráfico da interface. O vice-presidente de marketing de produtos da empresa, Greg Joswiak, já testemunhou, e disse que o design do iPhone é fundamental para os produtos da empresa de Cupertino e que esta arriscou no seu desenvolvimento.

apple vs samsung

Dos 548 milhões de dólares, que a Samsung pagou à Apple em 2015, 399 milhões foram destinados às violações de patentes do projeto. Na altura a Samsung já tinha contestado dizendo que a quantia a pagar era “desproporcional”.

Este apelo por parte da Samsung foi bem sucedido, e o supremo tribunal dos Estados Unidos decidiu redefinir a quantia que a empresa deve de pagar, o que leva os intervenientes novamente a julgamento.

Neste novo julgamento a Apple pede mil milhões de dólares, e a Samsung entende que só deve pagar 28 milhões.

Pode interessar:

Apple: sensor de impressões digitais ultrassónico no ecrã

Google investe na aplicação Google News

iPhone com três câmaras pode chegar em 2019

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário