Cuidado Playstation e Xbox: Vem aí a consola da Google!


Por em

Quando pensamos em consolas lembramo-nos logo da Playstation ou da Xbox. No entanto, em breve o mundo pode ficar a conhecer a consola da Google. A nova consola tem, para já, o nome de código Yeti. A estreia pode acontecer já na Game Developer Conference (GDC) que decorre este ano em São Francisco.

Não é a primeira vez que se fala de uma possível consola da Google.

De facto, passou um ano desde que a Google começou a trabalhar neste projeto. No entanto são conhecidas muito poucas informações. O que se sabe é que deverá incluir a tecnologia Project Stream da Google – que já foi apresentada – com uma componente de hardware que pode levar a tecnologia de streaming para a nossa sala.

Google

O Google revelou o Project Stream no final do ano passado.

Na prática, com uma ligação à Internet de apenas 25 Mbps, os jogadores do Windows, Linux, Mac e Chrome OS conseguiam jogar uma demonstração do Assassin’s Creed Odyssey através do browser Chrome.

O hardware poderia eliminar a necessidade de se utilizar o browser de um computador para empurrar o serviço para as TVs. Anteriormente, esperava-se que fosse uma espécie de  Chromecast. No entanto, os rumores agora apontam noutra direção. Na prática deverá tratar-se de uma consola doméstica onde estão presentes os controladores feitos pela Google. Como serão os controladores? Talvez algo entre os da Sony e os da Xbox.

A confirmar-se será que uma consola baseada em streaming terá sucesso?

Isto é algo que muitos fabricantes e serviços de streaming têm vindo a tentar. Seria sem dúvida algo rentável. Uma espécie de Netflix para jogos, com subscrição mensal, ou talvez neste caso, para venda de jogos. No entanto, nenhum dos serviços testados funcionou realmente bem.

É verdade que a Nvidia e a Microsoft têm vindo a trabalhar nisto. No entanto, a Google pode ser a primeira a disponibilizar uma solução que funcione realmente bem. 

De facto existe mercado para estas tecnologias. O hardware propriamente dito está cada vez mais caro. Nem todos podemos andar sempre a comprar os processadores mais rápidos nem as placas gráficas mais poderosas. Assim, se houvesse algo que nos desse sempre acesso aos jogos mais recentes sem necessidades constantes de atualização de hardware era fantástico.

Se tudo isto viesse com um serviço de assinatura era ainda mais espectacular!

A Google sabe que este modelo de negócio funciona. Basta olharmos para os serviços de streaming como o Netflix ou o Spotify para percebermos que os utilizadores gostam deste modelo.

O Yeti ou seja qual for o nome final que a Google escolha para a consola pode revelar-se um game changer.

De facto, é espetacular pensarmos que podemos ter acesso a todas as novidades por um preço atrativo e sem um hardware muito caro.

A GDC começa no dia 18 de março deste ano sendo que a apresentação da Google está marcada para dia 19. Resta-nos esperar por mais novidades.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Jogos

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Atualizada: OPPO T1: Leak com imagens era falso

Novos rumores sobre a Sony PlayStation 5 chegaram à Internet

Seguinte